Websérie mostra cultura e realidade de Planaltina

Com o objetivo de mostrar toda riqueza turística e histórica de Planaltina, a Associação dos Amigos do Centro Histórico de Planaltina (AACHP), em parceria com a Secretaria Nacional do Audiovisual, lançou a websérie Planaltina – recortes e memórias, material com oito episódios, onde aborda a cultura regional, educação, religiosidade, meio ambiente, agricultura, patrimônio material, trabalho e arte da região administrativa. Localizada a cerca de 40 km do centro de Brasília, a RA de 163 anos luta para ter seu patrimônio cultural reconhecido.

Para Simone Macedo, representante da AACHP, esse material é um “cardápio” para aqueles que desejam degustar um pouco dos saberes e fazeres locais. É um convite para as pessoas descentralizarem o lazer, a gastronomia, e conhecer uma região do DF fora do grande centro político. “A gente fica muito feliz em apresentar a nossa cidade para as pessoas. Mostrar que Planaltina tem potencial de investimento, de crescimento. As pessoas podem vir conhecer algo fora do Plano Piloto e do Congresso Nacional. A periferia também tem muito cultura viva e precisa ser valorizada”, ressalta.

Leonio Matos, produtor do projeto, revela que a realização do projeto visa a ocupação dos espaços, estimular e sensibilizar as autoridades locais quanto a necessidade de desenvolver estudos e projetos voltados ao patrimônio cultural, construindo um banco de dados e evitando a perda de informações como vem acontecendo ao longo dos anos. “Este tipo de produção é muito importante para o trabalho pedagógico nas escolas, para você poder discutir com os alunos a história regional, as diversas facetas da cultura, do trabalho, do meio ambiente e outros temas citados neste projeto”, afirma o professor de História Yuri Soares, complementando que deveríamos ter mais políticas públicas que visassem a produção deste tipo de material, não só sobre Planaltina, mas de todas as regiões administrativas do DF.

O material é gratuito e de livre reprodução para fins didáticos. Conta, também, com intérprete de Libras, audiodescrição e legendas descritivas. Assista ao primeiro episódio da websérie abaixo: