Webinários do Gpdes/UnB abordam interculturalidade e infancialização do mundo

O Grupo de Pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades (Gpes/UnB) realiza, nesta quarta (24), dois webnários, às 11h e 17h, com transmissões ao vivo e gratuitas. Os eventos reúnem artistas e pesquisadores com diferentes trajetórias para conversar sobre interculturalidade e a potencialização da infancialização do mundo.

 

INTERCULTURALIDADE, TRABALHO E DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES PRÁTICAS E INTERSECCIONAIS – 11h

Cody Williams é doutorando no Departamento de História da New York University e estuda o Brasil do final do século XX com foco na inter-relação dos seguintes temas: Trabalho e Classe Trabalhadora, Deficiência, História Social da Saúde Pública.

Edeilce Aparecida Santos Buzar é pós-doutoranda da Universidade do Porto/Portugal, doutora em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília e mestre em Educação. É professora na Faculdade de Educação da UnB, na área de Educação Especial/Inclusiva, idealizadora e coordenadora do Laboratório de Educação de Surdos e Libras (Labes-Libras) da FE/UnB e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez – GEPeSS (CNPQ/UFRJ).

Jefferson Fernandes Alves é diretor de teatro e membro do Grupo Estandarte de Teatro (Natal) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor, diretor do Centro de Educação/UFRN e membro dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGARC) e em Educação (PPGED) da UFRN. Orienta e investiga na interface Arte, Deficiência e Acessibilidade em ambientes culturais e educacionais.

A mediadora/debatedora desse webnário será a integrante do Grupo Imagens E(m)Cena, Luciana Hartmann, professora titular do Departamento de Artes Cênicas da UnB.

 

INFANCIALIZAR O MUNDO: DESA/FIOS TECIDOS POR CRIANÇAS – 17h

 

Coletivo de crianças brincantes e infancializadoras do mundo.

Gabriel Barbosa Araújo é professor na educação infantil desde 2013, licenciado em Filosofia pela UnB, extensionista na Faculdade de Educação (UnB) desde 2017, com atuação focada em processos de formação docente e ações educativas com as infâncias. Atualmente, trabalha na coordenação pedagógica de dois projetos educacionais em Brasília.

Hugo Nicolau Vieira de Freitas é artista que ama trabalhar arte com crianças. É professor da SEEDF, doutorando em Educação na Universidade de Brasília, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). É integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades (UnB/CNPq).

Para mais informações, acompanhe as redes sociais do Gpdes/UnB.