VII Fórum Regional da Orientação Educacional debate Bullying e Cyberbullying

Orientadores(as) educacionais de Taguatinga, Samambaia, Ceilândia e Brazlândia estão convidados(as) a participar do VII Fórum Regional da Orientação Educacional – Reflexões e Encaminhamentos sobre Violência no Âmbito Escolar. A atividade trará para a mesa de debate Bullying e Cyberbullying e será realizada nesta sexta-feira (28), às 8h30, no Centro Educacional 08 de Brazlândia.

O objetivo do Fórum é trazer uma luz sobre as práticas do bullying e do cyberbullying dentro da escola, dentro do contexto escolar e como fazer um trabalho preventivo nesse sentido, debatendo todas as possibilidades que educadores(as) e direção podem fazer para dentro da escola. Já estão confirmadas as presenças de Michelle Ribeiro Confessor, pedagoga orientadora educacional da SEEDF; Maria Delmair Lacerda Queiroz, especialista em EJA Facilitadora e Helper do Método Pathwork; e de Leandro José de Oliveira, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. A apresentação cultural ficará sob responsabilidade do Coletivo Quebrada em Movimento.

Bullying é uma forma de agressão que intimida e humilha uma pessoa. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz em novembro de 2023, desde 2003 o Brasil registrou 11 episódios de ataques com armas de fogo em escolas brasileiras. Por meio das pesquisas apresentadas no Rio de Janeiro, entre 1966 a 2011 foram 66 ataques no mundo em escolas em que 87% dos atiradores sofreram bullying nas escolas e foram movidos pelo desejo de vingança.

A discussão sobre a temática no ambiente escolar é de grande importância, já que as escolas são ambientes onde crianças e adolescentes vivenciam relações com os pares, refletindo sobre os limites nas relações acerca do que vivenciam para além da escola – lidando com a violência e a exclusão. No entanto, essa discussão muitas vezes é conduzida de maneira errônea por parte da comunidade escolar.

É diante disto que os(as) orientadores(as) educacionais de Taguatinga, Samambaia, Ceilândia e Brazlândia estão convidados a participar do VII Fórum Regional da Orientação Educacional.