Vigília dos aposentados prossegue sem data para terminar no Buriti

Acampados desde a segunda-feira (21/11), cerca de 40 professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados(as) mantêm a vigília no Palácio do Buriti. O movimento não tem data para terminar e a tendência é a de que mais educadores se juntem, reforçando o protesto.
_dsc1738
A ideia da vigília é fazer com que os(as) aposentados(as) sejam recebidos pelo governador Rollemberg (PSB) ou por algum secretário de governo que realmente possa dar uma posição e apresentar uma proposta sobre o pagamento da pecúnia daqueles(as) que se aposentaram em 2015 e 2016. Desde de julho de 2015 a categoria tenta negociar com o GDF o pagamento desses passivos, em vão. E o número de afetados pelo não pagamento só aumenta, vez que todos os meses mais educadores se aposentam.
De acordo com a diretora da Secretaria de Assuntos dos Aposentados do Sinpro, Sílvia Canabrava, “não queremos ser recebidos pelo assessor do assessor. Queremos conversar com alguém que efetivamente resolva a situação”, disse.
Na manhã desta terça-feira (22), em resposta ao capitão Ney, da segurança do Buriti, que pedia aos professores para desmontar as barracas, Sílvia foi categórica: “Assim como não podemos ficar aqui, os professores não podem ficar sem receber aquilo que lhes é devido, que deveria ter sido pago em até 60 dias após a aposentadoria, conforme determina a lei”.
_dsc1788
A diretora solicita aos(às) professores(as) e orientadores(as) educacionais que, nos horários de folga e/ou de coordenação, participem também da vigília. “Essa é uma luta da categoria, e não apenas dos aposentados. Quem está em atividade hoje futuramente estará aposentado e esperamos que não tenha que passar por esta situação”, disse.
Em solidariedade aos aposentados em vigília, o deputado distrital Wasny de Roure (PT) disse que “depois que se aposenta, parece que a pessoa não tem valor nenhum”.
_dsc1765
Além da diretora Sílvia, os diretores do Sinpro Claúdio Antunes, Luciana Custódio, Gabriel Magno e Delzair Amâncio passaram a noite no local.
>>> Leia também: Professores aposentados fazem vigília permanente no Palácio do Buriti
Fotos: Deva Garcia
[nggallery id=554]