Vigilantes pressionam e TCDF manda recontratar trabalhadores demitidos

Centenas de vigilantes lotaram o plenário do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) na tarde dessa terça-feira (25) e comemoram mais uma vitória. Por unanimidade, os sete conselheiros da Corte deram aval positivo à representação impetrada pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT) e pelo Sindicato dos Vigilantes de Brasília (Sindesv-DF). Com isso, cerca de 500 vigilantes dos hospitais regionais de Sobradinho, Planaltina e no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) serão mantidos em seus postos de trabalho.
“Nós estamos lidando com vidas. Em um momento de dificuldade, é doloroso perceber que ao invés de criar estão retirando empregos”, discursou o conselheiro Marcio Michel.
O imbróglio começou com a mudança das empresas que prestam serviço de segurança nos hospitais regionais de Sobradinho e Planaltina e no Hmib. Neste processo, as empresas Ipanema e Brasília Segurança foram vencedoras, mas descumpriram a Lei 4.794 e a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, que determina às empresas ganhadoras de licitações assegurar a permanência dos funcionários em seus postos de trabalho.
O deputado Chico Vigilante, autor da Lei 4.794, comemorou a decisão do TCDF. “Para nós, o resultado foi, sem dúvida, uma grande vitória. O TCDF avaliou que estamos com a razão e deu um prazo de cinco dias para que as empresas e as secretarias de Saúde e Planejamento cumpram a lei. Seria uma injustiça demitir trabalhadores com mais de 23 anos de casa”, explicou.
Já o presidente do Sinvesv-DF, Paulo de Quadros, afirmou que a entidade sindical continuará atenta até que a determinação do Tribunal seja completamente executada. “Este resultado comprova que vale a pena lutar, manter a unidade e, principalmente, seguir as orientações desta direção que tem compromisso com a categoria. Permaneceremos atentos e fiscalizando até que cada vigilante retorne ao local de trabalho. Agora é ter paciência e seguir firme nos próximos enfrentamentos, pois o Sindesv jamais abandonará nenhum trabalhador e trabalhadora”, afirmou.
“Foi um árduo trabalho realizado por toda a nossa categoria para garantirmos os direitos de todos. Diversos atos, assembleias, ações, audiências… uma verdadeira peregrinação. Agora é o momento de continuarmos firmes e lutarmos por novas conquistas. Avante, companheiros!”, concluiu José Maria de Oliveira, diretor do Sindesv-DF.