Vigilantes em luta para evitar demissões em massa no GDF

O Sindicato dos Vigilantes do DF (Sindesvdf) convoca os 800 trabalhadores da categoria que prestam serviços no GDF e que estão na linha de demissão determinada pelo governo Rollemberg, para assembleia na sexta-feira (23), às 9 horas na sede da entidade, no Conic. Na ocasião serão feitos os repasses de informações das negociações com o governador e integrantes do GDF lideradas pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF) e o Sindicato para barrar os cortes.
No início de outubro, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) ordenou às empresas que prestam serviços gerais e de segurança que cortassem 25% dos trabalhadores, usando o argumento de corte de gastos. Mesmo com as negociações em andamento para impedir essas demissões no Governo do Distrito Federal (GDF), alguns empresários já estão emitindo avisos prévios para os vigilantes que prestam serviços nas secretarias de Saúde e Educação. A medida até o momento afetou diretamente 800 vigilantes que já estão com o aviso prévio em mãos. Isso demonstra que, mesmo ciente dos riscos, o governo do DF está disposto a abrir mão da segurança tanto do patrimônio quanto dos usuários e servidores.
De acordo com o vice-presidente do Sindesv, Paulo Quadros, com essa demissão em massa até 2 mil vigilantes podem ser afastados. “Esse processo não atinge somente nossa categoria, mas também os companheiros do auxílio e conservação, da limpeza, bombeiros civis, garçons, e todos os trabalhadores terceirizados”, explicou.
Até o momento, as negociações entre o deputado Chico Vigilante, Sindesv, o governador e integrantes da gestão resultaram em suspensão das demissões por um período de 30 dias. E continuarão até que seja resolvido o impasse das demissões em massa.