Versão digital de revista com foco em estudantes da rede pública será lançada nesta quarta (16)

Há cinco anos, nasceu a revista Caminhos: O Melhor do Brasil, com a proposta de valorizar, informar e formar estudantes da rede pública de ensino. Neste ano, pela primeira vez, a revista terá formato digital. O lançamento será nesta quarta-feira (16), às 20h, com transmissão pela TV Resistência Contemporânea, pela TV Comunitária (Canal 12 na NET) e retransmissão pelo canal do Sinpro-DF no Youtube.

Segundo os organizadores da Caminhos, a 5ª edição da revista é resultado de trabalho em grupo, realizado à distância, mas sem perder o “compromisso de fazer ecoar as vozes e vezes das/os estudantes das escolas públicas”.

“O foco das nossas publicações é a partilha desse projeto que envolve e convida estudantes e toda a nossa comunidade a pensar sobre temas ligados à Identidade, Patrimônio e Meio Ambiente, a partir de seus próprios lugares e realidades”, afirma a coordenação do projeto.

Trajetória
A Revista Caminhos: O Melhor do Brasil é uma publicação oficial do Projeto Re(vi)vendo Êxodos. Nascido em 2001, o projeto, com atuação nas escolas públicas do DF, tem como objetivo proporcionar a alunas e alunos visão crítica do mundo, tornando-os “cidadãos participativos” com “coragem de agir como transformadores das diversas realidades”.

“Estamos vivendo em um mundo globalizado, ainda sob a égide de uma potência hegemônica, com o crescimento exponencial dos dramas sociais e ambientais em todo o planeta. (…) É vital e urgente a discussão da questão do ‘pertencimento’, do respeito à cidadania, do encorajamento da ética nas relações políticas e humanas, do fortalecimento da tolerância. Queremos que nossos alunos brilhem, numa escola pública de qualidade, laica, inclusiva, tolerante, diversificada, presencial, que defenda a liberdade de expressão, os direitos humanos e que seja capaz de instrumentalizar esses jovens a serem cidadãos participantes, responsáveis, críticos e amorosos”, disse o coordenador do projeto, professor Luis Guilherme, em entrevista feita pelo Sinpro-DF em 2018.

Conheça mais sobre o projeto em http://bit.ly/34hJMu3

MATÉRIA EM LIBRAS