Vencedores do XI Concurso de Redação e Desenho do Sinpro-DF recebem premiação

Os 29 vencedores(as) do XI Concurso de Redação e Desenho do Sinpro-DF – Eu, estudante, na pandemia receberam premiação nesta quinta-feira (9/12), em solenidade realizada no Sinpro-DF. Eles e elas foram selecionados em um grupo de mais de 1,8 mil inscritos.

“Parabenizamos todos os mais de 1.800 inscritos. Infelizmente não podemos premiar todos (…) Choramos e nos emocionamos ao ler cada redação, ao ver cada desenho que a gente recebeu”, disse a coordenadora da pasta de Imprensa e Divulgação do Sinpro-DF, Letícia Montandon.

Como representante do corpo de jurados do XI Concurso de Redação e Desenho do Sinpro-DF, Jucimeire Barbosa da Silva disse estar “honrada” em participar da atividade que, segundo ela, também foi uma oportunidade de desabafo. “Nos foi mostrada (nos desenhos e nas redações) a realidade de cada um e de cada uma, o que muitas vezes passa e a gente não para pra pensar como eles se sentem. Foi uma oportunidade para que eles mostrassem isso”, declarou.

Os trabalhos selecionados trouxeram em comum a importância da escola na vida dos estudantes; os recorrentes problemas de conexão com a internet; a dificuldade de acesso a computadores e dispositivos móveis; a tristeza pela perda de pessoas amadas; o cansaço, o medo e a dificuldade de aprendizado no período da pandemia.

“Minha câmera sempre desligada, igual ao meu cérebro. Meu microfone mutado combina com minhas falas cada vez mais curtas e forçadas’, diz trecho de redação vencedora. “Eu sou um sobrevivente! Lembro-me que quando começou a quarentena, não havia um local (ou aplicativo) para essa atípica situação, tudo era incerto, mal sabíamos o que era o tal do Covid-19, a ‘única’ coisa que queríamos era que nosso cotidiano voltasse”, apresenta outra redação. “Todo estudante é diferente, mas uma coisa não muda, sabe o que é? Aquele sentimento de retorno às aulas para matar a saudades dos amigos e dos professores, de fazer novas amizades e trabalhos em grupos, e até mesmo de levas aquelas broncas dos professores”, conta outro trabalho selecionado.

Além dos 29 premiados em 1º, 2º e 3º lugar, em 10 categorias, também foram dadas duas menções honrosas. Uma foi para o estudante Maylon Sousa Castro, da Escola Classe 01 do Incra 8 de Brazlândia. Ele é do 4º ano, aluno da professora Cleia Pereira Silva. A outra menção honrosa foi para o estudante Daniel Cavalcanti de Sousa, do CEF 05 do Guará. Ele também é do 4º ano, e é aluno da professora Elisa Nascimento de Carvalho. Ambos os estudantes fizeram desenho com a temática “Eu, estudante, na pandemia”.

O XI Concurso de Redação e Desenho do Sinpro-DF – Eu, estudante, na pandemia teve como objetivo divulgar a percepção de estudantes da rede pública de ensino do DF do processo de ensino-aprendizagem mediado pela tecnologia durante a maior crise sanitária do século. “Para que a gente possa fortalecer a educação como um ato político e uma prática de liberdade, temos que conhecer as diversas realidades, dificuldades e sentimentos das/os estudantes diante de um período que mexeu com a vida de todas e de todos. É a partir daí que poderemos traçar, juntas e juntos, novos vôos”, explica a diretora do Sinpro-DF Letícia Montandon.

> Clique AQUI e veja a relação completa dos(as) vencedores(as) e seus trabalhos

 

Assista à premiação pelo link https://www.youtube.com/watch?v=fpVHwRgc3YI

[nggallery id=1002]

 

 

 

MATÉRIA EM LIBRAS