Vem aí o Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana

Venha participar do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (FONSANPOTMA DF ENTORNO), dia 14 de novembro, a partir das 10h. Com 9 anos de existência, o Fórum debate e promove ações e propõe políticas públicas para garantir uma alimentação que dê segurança biológica e mítica ao seu povo, respeitando as diferenças regionais da diáspora forçada, e que busca mais do que segurança e soberania alimentar.

No Brasil, 56,10% das pessoas se declaram negras, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com uma população total de 209,2 milhões de habitantes, 19,2 milhões se assumem como pretos, enquanto 89,7 milhões se declaram pardos. Uma população que, segundo o coordenador de articulação política no Fórum Nacional de Segurança Alimentar, Tata Edson, é permeada por índices elevados de analfabetismo, insegurança alimentar violência, desemprego. Elementos que têm sua raiz no histórico da escravidão, e que ainda não foram totalmente reparados.

Após o Fórum será realizada a Feira Ewê, Nsaba, Atín e uma deliciosa e tradicional feijoada da Kota Nzazingongo. Serão apresentadas músicas, poesias e histórias ancestrais. Garanta antecipadamente seu passaporte para a gastronomia tradicional pagando pelo PIX (61981068207). O evento ocorrerá no Círculo operário do Cruzeiro Velho (Setor Áreas Especiais, Lote 9, Es Ec Sul – Cruzeiro Velho).