Vem aí a 3ª edição da Olimpíada de Restauração de Ecossistemas
55Estudantes de escolas públicas do Distrito Federal já podem se organizar para participar da Olimpíada de Restauração de Ecossistemas, competição colaborativa de restauração de ecossistemas. Na 3ª edição da olimpíada, estudantes do 7.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º ano do Ensino Médio podem participar. Outros estudantes podem se cadastrar como “visitantes” para aprender e testar seus conhecimentos na Fase Online – mas não podem participar da competição. As inscrições serão abertas em fevereiro.
A olimpíada oferece aos participantes a possibilidade de realizar uma ação positiva em benefício da vida no planeta, diante de um contexto alarmante, em que toda a população brasileira sofre as consequências negativas das queimadas, e de outros problemas ligados a desequilíbrios ambientais, como escassez hídrica e inundações. Uma das sugestões de ação prática apresentadas aos estudantes é a criação e desenvolvimento de uma COP do Clima local, focada na discussão e busca de soluções para os desafios ambientais enfrentados em seu território. Outra ação sugerida é a diminuição dos efeitos das mudanças climáticas, com propostas como a desimpermeabilização de calçadas e descompactação do solo.
O evento é composto por duas fases simultâneas: a Fase Online, que convida os estudantes a testarem seus conhecimentos individualmente, e a Fase Prática, realizada em grupo, em que as crianças e jovens desenvolverão, apoiados por um(a) professor(a) responsável, os seus projetos relacionados ao uso de tecnologia, plantio, incidência política, campanhas de engajamento ou qualquer ação que promova a restauração dos ecossistemas. O material dos 10 Temas Formativos e os 27 Planos de Ação já estão disponíveis no site https://restauranatureza.org.br/ para que os(as) interessados(as) possam conhecer e aprender.
Todos os grupos que enviarem um relatório de suas ações concorrerão em duas categorias: Comissão Julgadora e Voto Popular, que valem prêmios.
Saiba mais clicando aqui.