Valorização de conhecimentos contra-hegemônicos é foco de evento na UnB

A Universidade de Brasília (UnB) foi palco de intercâmbio de saberes e práticas educativas de forma intercultural, decolonial e antirracista. Realizado neste mês de dezembro, o III Narrativas Interculturais Decoloniais e Antirracistas em Educação realizou diversas oficinas que tiveram entre os temas: Ancestralidades e pluralismo epistêmico afroindígenas; Território, ancestralidade e a construção do bem comum; Educação, interculturalidade e antirracismo; e Quilombos e educação: políticas públicas e práticas pedagógicas.

Com a parceria do Sinpro-DF, o evento reuniu professores e professoras do ensino superior e da educação básica, educadores(as) populares, mestras e mestres do conhecimento tradicional, artistas, pesquisadores(as) e intelectuais de dentro e de fora da academia.

O Narrativas Interculturais Decoloniais e Antirracistas em Educação tem se consolidado como um espaço de valorização de conhecimentos contra-hegemônicos, especialmente os de tradição oral e das zonas periféricas do mundo. Além disso, a ação reconhece e dá visibilidade positiva a intelectualidades negras, quilombolas, LGBTQIA+, indígenas, crianças e pessoas com deficiência.

Nesta terceira edição, o Narrativas Decoloniais, coordenado pela professora doutora Ana Tereza Reis da Silva (Gpdes/UnB), contou com a parceria de redes de pesquisa da UnB – (Imagem (e)m Cena (IDA/UnB), Afeto (UnB), GECRIA (IL/UnB/CNPq), Semillero Brasil (FE/UnB), Mespt/UnB – e de outras universidades do Brasil e do exterior – GIASE/UV/México, Núcleo Takinahak/UFG, GEPHADA /UFS.

Assista ao vídeo do III Narrativas Decoloniais e Antirracistas em Educação, produzido pelo Sinpro-DF

MATÉRIA EM LIBRAS