Vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (23)

Os professores(as) devem ficar atentos para o início do período de vacinação prevista para próxima segunda-feira(23).

Devido a pandemia do Coronavírus, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, diminuindo o número de pessoas gripadas em meio ao Covid-19.

Ressaltamos que essa primeira fase de imunização, priorizará apenas pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde.

Atenção!
Os professores(as) receberão a imunização na segunda fase da campanha, com data marcada para o dia 16 de abril.

O dia D de vacinação é quando começará a terceira fase do calendário, previsto para o dia 9 de maio. Serão vacinadas as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

No Distrito Federal, na rede privada, já é possível encontrar a vacina com o custo médio de R$ 100,00.

O Instituto Butantan, responsável pela vacina, produziu 75 milhões de doses que previne contra os três tipos de vírus de influenza que mais circularam no ano anterior. Já na rede privada,está sendo oferecida a vacina tetravalente que previne contra quatro tipo de vírus da Influenza.

O objetivo da campanha é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus.

A vacina da gripe não previne contra o Coronavírus, porém evita que pessoas com doenças semelhantes a gripe, busque auxílio nos hospitais superlotando o sistema de saúde em meio a pandemia do (Covid-19).

A inclusão dos professores(as) no calendário anual de vacinação da gripe, é uma vitória do Sinpro e de todos os sindicatos dos professores(as) do país que depois da primeira pandemia da gripe Suína-H1N1 em 2009, após a descoberta da vacina, vem cobrando aos órgãos competentes o acesso dos nossos professores(as) a vacina.

Orientamos neste momento, que todos aos nossos professores(as) tomem a vacina da gripe, exceto aqueles que possuem restrição a esta vacina.

Acompanhe abaixo as etapas da campanha de vacinação. Confira!