UnB retoma Programa de Extensão Formancipa

A Universidade de Brasília (UnB) está retomando, a partir deste semestre, o Programa de Extensão Formancipa (Formação Integrada e Emancipadora de Acesso à Educação Superior) em formato presencial, na UnB. Às 9h deste sábado (05) serão realizadas aulas integradas na Faculdade de Educação, com apresentação do programa e de encaminhamentos. Docentes e gestores da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), de Institutos Federais e um representante do Sinpro, além de estudantes da UnB, também participarão do evento.

O Formancipa é um programa de democratização do acesso à educação superior resultante da parceria entre o Serviço de Paz, Justiça e Não Violência do Pedregal (SERPAJUS) e a Universidade de Brasília, que desenvolve um processo de formação integrada, emancipadora e gratuita aos estudantes da fase final ou egressos do Ensino Médio no município do Novo Gama. O projeto é conduzido diretamente por estudantes de graduação da UnB, sob a supervisão e orientação do Prof. Dr. Erlando Rêses, coordenador do Programa. A interdisciplinaridade ocupa um lugar central neste projeto, onde as diferentes áreas do conhecimento interagem para o desenvolvimento das aulas.

A proposta procura avançar no rompimento com o paradigma tradicional da construção das aprendizagens. Acontece sob a lógica de temas e conteúdos em diferentes níveis de complexidade e aprofundamento. O estudante beneficiário do projeto é estimulado a exercer o autodidatismo, a partir dos elementos fundantes e centrais de cada área do conhecimento.