UnB realiza Semana Universitária e homenageia Paulo Freire

Com o tema central dedicado ao Centenário de Paulo Freire, o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB) realiza a Semana Universitária 2021

Com formato totalmente virtual, a Universidade de Brasília (UnB) iniciou a 21ª edição da Semana Universitária (Semuni), nessa segunda-feira (27), com uma palestra com o professor Fernando Haddad, professor de ciência política da Universidade de São Paulo (USP). A 21ª Semuni prossegue até o dia 1º de outubro. 

O encerramento, previsto para o dia 1º de outubro, das 16h às 18h, será uma Mesa sobre “O legado de Paulo Freire e o Brasil contemporâneo: educação emancipadora e os tempos do negacionismo”, pelo YouTube: youtube.com/unbtv.

De acordo com o site da UnB, o objetivo é apoiar a participação das unidades acadêmicas e administrativas da universidade na 21ª edição da Semuni, que tem como tema central o centenário de Paulo Freire.

“A ideia é que possamos discutir o seu legado para a educação brasileira e para o mundo, sob as mais diversas perspectivas”, conta o professor Alexandre Pilati, diretor técnico de extensão. “No caso específico da extensão, Paulo Freire é importante pela sua contribuição com a clássica obra Extensão ou comunicação, que certamente será discutida durante a Semuni”.

Entre as várias oficinas, destacamos a de “Política de direitos humanos da UnB”, agendada para ocorrer no dia 30 de setembro e 1º de outubro, das 14h30 às 18h, com mediação da professora e decana de Extensão, Olgamir Amância, com participação de Ana Maria Araújo Freire, doutora em Educação (PUC/SP) e sucessora legal da Obra de Paulo Freire; e Luis Carlos de Menezes, professor do Instituto de Física da USP e consultor da Unesco para propostas curriculares.

Pela segunda vez, o formato das atividades é totalmente virtual. Diferente da edição passada, as propostas foram feitas diretamente por docentes e técnicos da universidade, e foram cadastradas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), módulo Extensão.

Os estudantes e a comunidade externa também puderam propor atividades, embora elas sejam e sempre devem ser coordenadas por docentes. As atividades propostas por técnicos administrativos foram autorizadas pela chefia do setor.

Clique na imagem, a seguir, e, dentro do PDF, clique nas imagens e cards para acessar a programação e outros conteúdos da 21ª Semuni:

 

 

 

[nggallery id=999]