TV Sinpro traz o primeiro encontro do projeto Vida em Palavras

O TV Sinpro especial de hoje, 8 de março, dia Internacional da Mulher, traz os melhores momentos do primeiro encontro Vida em Palavras, ocorrido no dia 28 de fevereiro no auditório do sindicato.

A ideia do projeto Viver em Palavras, pensado para ser uma parceria da secretaria de Assuntos de Saúde do Trabalhador com as outras 13 secretarias do sindicato, é utilizar a transversalidade como um processo de integrar a comunicação, uma pausa para refletir sobre o viver, reforçando a conscientização sobre a prevenção dos adoecimentos.

O primeiro evento da série foi realizado em parceria com a secretaria de mulheres do Sinpro, e trouxe a professora do Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília Valeska Zanello para falar sobre saúde mental e gênero.

Zanello demonstrou que, por ser socialmente construído como o gênero frágil, que é obrigado a gerar e cuidar, sempre pensando primeiro nos outros e ficando para último nas prioridades de vida, as mulheres são cobradas socialmente por determinadas atitudes e comportamentos e, se não se comportam dessa forma predeterminada, são julgadas e culpadas por suas condutas não condizentes com seu papel de gênero.

Várias professoras trouxeram seus depoimentos de vivências. Duas professoras aposentadas contaram das cobranças dos irmãos homens para cuidar de pais idosos; outra professora aposentada contou das cobranças feitas por suas amigas durante seu casamento e após seu divórcio. Histórias compartilhadas por mulheres que se sentiam culpadas por não conseguir atender às expectativas de uma sociedade machista e patriarcal.

A troca de vivências e de experiências foi emocionante. E você pode conferir tudo no TV Sinpro de hoje, 8 de março, às 19h, nas redes do Sinpro e na TV Comunitária.