TV Sinpro fala da Educação básica pública do DF em tempos da pandemia de Covid-19

O relatório de uma pesquisa sobre a Educação básica pública do DF em tempos da pandemia de Covid-19 – Experiências de 2020 será pauta do TV Sinpro do dia 31 de agosto, às 19h. O encontro terá a participação das diretoras do Sinpro Berenice Darc e Luciana Custódio, além da professora Edileuza Fernandes Silva, uma das coordenadoras da pesquisa juntamente com Ana Sheila e Maria Abádia Silva. O TV Sinpro vai ao ar ao vivo na TV Comunitária, no Youtube e no Facebook do Sinpro-DF. 

O documento, realizado pelo Observatório de Educação Básica (ObsEB) em 2020, contou com a participação de 248 pessoas, entre representantes da equipe gestora das escolas públicas do Distrito Federal, professores(as), supervisores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as) intermediários(as) e locais, professores(as) da sala de recursos e orientadores(as) educacionais. Segundo Edileuza, o objetivo da pesquisa foi analisar a realidade da rede pública de ensino do DF sobre a gestão escolar, o trabalho pedagógico e a formação docente, no tocante ao desenvolvimento das atividades de professores(as), diretores(as) e equipes pedagógicas durante o ano letivo de 2020 com o ensino/trabalho remotos decorrente da Covid-19.

Luciana Custódio lembra que o Observatório de Educação Básica foi criado durante a pandemia em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), o Sinpro e a Comissão de Educação e Cultura da CLDF. “A apresentação do relatório foi feita na última semana e é uma pesquisa de alta relevância para compreendermos quais os desafios mais urgentes do ponto de vista da construção e do debate para a avaliação dos dados, e qual a nossa prioridade no que diz respeito à construção e à luta por políticas públicas para tentar corrigir as distorções, dificuldades e problemas evidenciados pela pandemia”, analisa. 

MATÉRIA EM LIBRAS