TV Sinpro debate “Um novo tempo para a América Latina” com Evo Morales

O TV Sinpro de hoje (11/01) apresenta o tema “Um novo tempo para a América Latina”. O programa foi gravado em 2 de janeiro, quando o ex-presidente boliviano e líder popular Evo Morales esteve no auditório do Sinpro debatendo a nova conjuntura latino-americana e a Unasul dos Povos – rede de movimentos sociais e sindicais da América do Sul.

No debate, Evo falou sobre a trajetória recente dos países sul-americanos, com a ascensão ao poder de representantes do povo – como ele mesmo, primeiro indígena a presidir a Bolívia, e Lula, primeiro trabalhador a assumir a presidência do Brasil -, a consequente nacionalização do patrimônio e dos recursos naturais e a articulação, pelas elites, de golpes de Estado.

Evo abordou o imperialismo estadunidense na região e a necessidade de fortalecer a articulação entre os movimentos de resistência. Por isso, a Unasul dos Povos cumpre papel muito importante.

Participaram da mesa de debate os professores Antônio Lisboa (CUT nacional, Conselho de Administração da OIT e vice-presidente da CSI – Confederação Sindical Internacional; Luciana Custódio (Sinpro) e Rodrigo Rodrigues (CUT-DF). Também compuseram a mesa representantes de movimentos sociais como MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) e da CMP (Central dos Movimentos Populares), proponentes da atividade ao lado da CUT.

 

 

MATÉRIA EM LIBRAS