TV Sinpro está de volta, nesta sexta (12), com especial sobre gestor e gestora escolares

O Sinpro-DF reinaugura o TV Sinpro, nesta sexta-feira (12), com uma edição especial dedicada ao Dia do Gestor e da Gestora Escolar, comemorado no dia 12 de novembro. O relançamento será às 17h, pela TV Comunitária e redes digitais do Sinpro (confira no final do texto).

 

O programa será ancorado por Rosilene Corrêa, diretora do sindicato, que irá bater um papo com dois gestores de escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal sobre o desafio de ser gestor(a), sobretudo agora, em tempos de pandemia. A participação especial será de Eufrázia de Souza Rosa, CED 08 do Gama; Magda Camarda Bernardes, Escola Classe Núcleo Rural Córrego do Atoleiro CRE Planaltina; Wellington de Mesquita Vieira Escola Classe 16 de Planaltina CRE Planaltina; Ana Maria Alves Santiago CAIC Brazândia, CRE Brazlândia.

 

Veiculado pela TV Comunitária, o TV Sinpro ficou um período fora do ar em razão de uma reforma no estúdio da TV COM e volta com sua programação repaginada e com muitas novidades. Nesta edição especial, o programa retorna às telas da TV e das redes sociais com a pauta sobre uma das figuras centrais da educação, considerada um elo entre a instituição de ensino e a comunidade escolar que, juntas, dão alma, vida e substância a qualquer escola.  

 

Rosilene Corrêa e os gestores convidados irão mostrar como tem sido árduo e desafiador desempenhar o papel polivalente de gestor(a) numa instituição pública de ensino, que tem sido alvo constante e insistente de governantes de plantão.

 

São raros os governos eleitos que exercem a administração pública com respeito à população e as leis do País que instituíram o direito fundamental à educação pública gratuita e de qualidade. No geral, como acontece hoje, esses governantes atuam para atender a setores privados, contrários aos interesse públicos, e trabalham para sucatear, privatizar e dificultar, diariamente, a vida profissional dos(as) gestores(as) escolares.

 

Com responsabilidades que vão desde a gestão de contas até a de relacionamentos, o(a) gestor(a) escolar se supera todo dia para desempenhar o papel multifuncional de um regente que precisa desenvolver com maestria e segurança as funções do seu cargo.

 

Gestão democrática

Os(as) gestores(as) personificam o universo escolar e põem em prática a gestão democrática. São figuras fundamentais na organização social da instituição de ensino e atuam para garantir a melhor formação dos estudantes. São pessoas que, diariamente, buscam aperfeiçoar a gestão democrática com ideias novas e criativas para melhorar a aprendizagem.

 

O programa especial desta sexta não podia ser diferente e irá homenagear essa pessoa que, diariamente, enfrenta os sabores e dissabores de uma função que exige criatividade, profissionalismo, agilidade, conhecimento, humanidade e compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

 

Irá discutir a importância e os desafios da gestão democrática nesse contexto de administração pública de um sistema escolar constantemente assediado por governantes representantes da iniciativa privada que utilizam mecanismos para enfraquecer a educação pública, como, por exemplo, essa transferência de responsabilidades que a Secretaria de Estado da Educação, insistentemente, tem feito ao atribuir aos(às) gestores(as) competências que são unicamente dela.

 

A transmissão será ao vivo pelas redes digitais do Sinpro-DF (Youtube, Facebook, Instagram, Twitter) e pela TV Comunitária, no Canal 12 da Net e redes digitais (YouTube, Instagram, Facebook, Twitter)  As reprises na TVCom são na quinta 7h30; sexta 8h; sábado 13h e 22h30; domingo 21h; segunda 6h30 e 22h30; terça 22h; quarta 6h e 23h59.