TV Sinpro debate políticas públicas de educação e território

O TV Sinpro desta quarta-feira, 28 de dezembro, trará um bate-papo com a professora Renata Callaça, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília e da Secretaria de Educação. Renata está lançando o livro Novos territórios para a gestão educacional, produto de sua tese de doutorado.

Na conversa com o diretor do Sinpro Cleber Soares, a professora Renata fala sobre sua pesquisa, que abarca temas importantes como a relação entre desigualdades regionais, processo ensino-aprendizagem e políticas públicas de educação; bem como a educação como estratégia de desenvolvimento territorial. No livro, a professora aborda o caso da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), buscando os motivos da falta de políticas públicas educacionais metropolitanas nessa região compreendendo-a como um todo; e as possibilidades de reversão deste cenário de desigualdades provocadas pela dificuldade de acesso à educação.

Renata Callaça é mestre em Geografia e doutora em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela UnB. Especialista em Planejamento Estratégico Educacional, é integrante da Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (ANEPECP) e da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN). Ela também faz parte do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e o Núcleo de Estudos Urbanos Regionais (NEUR), ambos do CEAM/UnB.

O lançamento do livro Novos territórios para a gestão educacional será em março na sede do Sinpro, no SIG. Para adquirir um exemplar, visite o site da Editora Dialética clicando AQUI

O TV Sinpro vai ao ar às 19h de quarta-feira, 28, pela TV Comunitária, no Youtube e no Facebook do Sinpro-DF.

 

 

MATÉRIA EM LIBRAS