TV Sinpro debate transversalidade de saúde e gênero com a proteção de crianças e adolescentes

Em continuidade às atividades alusivas ao Maio Laranja, o TV Sinpro desta quarta-feira (22/5) debate como os temas relacionados à saúde e à equidade de gênero repercutem na conscientização e no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O programa irá ao ar nesta quarta-feira (22/5), às 19h, na TV Comunitária de Brasília (Canal 12 da Net) e redes sociais do Sinpro (Facebook e Youtube). Para tratar do assunto, o TV Sinpro traz Élbia Pires, coordenadora da Secretaria de Assuntos de Saúde do Trabalhador do Sinpro, e Mônica Caldeira, coordenadora da Secretaria de Assuntos e Políticas para Mulheres Educadoras do sindicato.

 

 

Conscientização e combate
O Maio Laranja é uma campanha anual de conscientização, instituída pela Lei Federal nº 14.432/2022, com o objetivo de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha se intensifica ao longo do mês de maio, com diversas ações de mobilização social, palestras, eventos e campanhas educativas.

A Lei do Maio Laranja parte da lei 9.970, de 17 de maio de 2000, que institui o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A lei foi instituída em memória de Araceli Cabrera Sánchez Crespo.

Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia. Mas, mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

 

 

Publicado originalmente em 15/05/2024

MATÉRIA EM LIBRAS