TV Sinpro da próxima quarta (17) debaterá o Dia do Orgulho Lésbico

O TV Sinpro da próxima quarta-feira, 17 de agosto, debaterá a importância do Dia do Orgulho Lésbico, comemorado dia 19 de agosto. A história da data remete a um ato de resistência de mulheres lésbicas, que haviam sido impedidas de circular uma publicação sua em um bar progressista em São Paulo. Em ação para defender seu direito à livre expressão e à visibilidade, elas ocuparam o bar no dia 19 de agosto de 1983, e esse dia se tornou uma referência para o movimento LGBTQIA+.

Para debater o tema, foram convidadas a coordenadora da Secretaria de Saúde do Sinpro, Élbia Pires, e a presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, coordenadora do Comitê LGBTQIA+ da Internacional de Serviços Públicos (ISP) no Brasil, Elaine Leoni. A mediação será feita por Ana Cristina Machado, diretora da Secretaria de Raça e Sexualidade do Sinpro.

Outra data importante para as mulheres lésbicas é o Dia da Visibilidade Lésbica, celebrada em 29 de agosto. O dia foi escolhido para homenagear o 1ª Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), que ocorreu em 29 de agosto de 1996.

O TV Sinpro vai ao ar ao vivo na quarta-feira, 17, às 19h, na TV Comunitária, e também no Youtube e no Facebook do Sinpro-DF.

MATÉRIA EM LIBRAS