TV Sinpro apresenta “Novembro Azul” nesta segunda (16)

O TV Sinpro apresenta, excepcionalmente, nesta segunda-feira (16), às 19h, o tema “Novembro Azul: prevenção, diagnóstico e tratamento”. O assunto faz parte do movimento mundial de conscientização Novembro Azul 2020 para alertar os homens da importância de evitar o câncer de próstata com exames preventivos.

Nesta edição, o TV Sinpro conta com a participação de Alberto Ribeiro e Glauco Neto, diretores e atuantes na Secretaria para Assuntos de Saúde do Trabalhador do Sinpro-DF, que irão apresentar o tema e, em seguida, Rafael de Negreiros Botan, médico oncologista do Instituto do Câncer de Brasília (ICB) falará sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento.

“É fundamental para os professores trabalharem com saúde. Por isso que o Sinpro-DF percebe que a prevenção é o melhor caminho. Participe conosco dessa live, que trará informações importantes, para podermos cuidar de nossa saúde”, afirma Alberto Ribeiro, coordenador da Secretaria para Assuntos do Trabalhador.

Informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca) dão conta de que o câncer de próstata é o mais comum entre a população masculina e representa 29% dos diagnósticos dessa doença no Brasil. Um levantamento do instituto indica haver 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. “Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença”, afirma o instituto.

Outro tipo de câncer muito comum entre homens é o de pênis que, em alguns casos, leva à amputação. O Inca estima que ocorram 1.130 novos casos dessa doença em 2020. Os principais fatores de risco são higiene íntima inadequada e infecção por HIV. O câncer de boca é outro tipo da doença muito comum na população masculina. O câncer de boca é o quinto tipo mais incidente na população masculina.

Segundo o Inca, “tabagismo, consumo excessivo de álcool, exposição solar sem proteção, infecção pelo vírus HPV e imunossupressão estão entre os fatores de risco para a doença que, normalmente, acomete homens com mais de 40 anos de idade”. O Inca estima que, para o triênio 2020 a 2022, haverá 11.180 novos casos ao ano.

Não perca! O TV Sinpro sobre o Novembro Azul será nesta segunda-feira (16) às 19h.

O TV Sinpro é um programa de televisão semanal do sindicato, transmitido, ao vivo, toda terça-feira, às 17h, pela TV Comunitária. Contudo, excepcionalmente nesta edição, será apresentado na segunda-feira (16/11). O acesso é feito pelo perfil do Sinpro-DF no Facebook, pelo canal 12 da NET e pelos site e fanpage da TV Comunitária.

Assista pelo Facebook do Sinpro-DF: facebook.com/sinprodf

Curta, compartilhe e siga a gente nas nossas redes sociais.

REPRISES

São exibidas durante a semana. Confira a programação:

Terça – 22h
Quarta – 18h30
Quinta – 13h30 e 22h30
Sábado – 13h
Domingo – 18h30