TV Globo tenta desqualificar mobilização com comentários ofensivos e notícias erradas

A Rede Globo decidiu atacar a mobilização dos(as) professores(as) com informações erradas e comentários despropositados, incitando a população a se revoltar contra uma categoria que não recebe o salário por trabalho já realizado há pelo menos três meses.
Na edição do DFTV desta quarta-feira (25) os apresentadores atacam a mobilização dos(as) professores(as). O âncora Alexandre Garcia critica a categoria por estar com as atividades escolares suspensas, informa erradamente que os(as) professores estão em greve e usa o velho discurso emocional para instigar a população contra a organização dos(as) professores(as) dizendo que magistério é missão.
Esclarecemos que o magistério não é sacerdócio e, por isto, informamos que a opinião de Alexandre Garcia emitida no DFTV desta quarta-feira (25) sobre a docência ser antes de mais nada uma missão é uma forma de tentar jogar a sociedade contra trabalhadores e trabalhadoras sem salários.
No DFTV de segunda-feira (23), Garcia disse que a categoria só havia deixado para negociar os atrasados na segunda, no dia da assembleia. Informamos que desde dezembro de 2014 a diretoria colegiada e a comissão de negociação do Sinpro-DF vêm dialogando e participando de várias negociações com o Governo do Distrito Federal (GDF) para que o pagamento dos atrasados seja creditado nas contas dos(as) trabalhadores(as).
Além de a comissão de negociação do Sinpro-DF ter participado das reuniões com o governo, a categoria realizou várias manifestações durante dezembro de 2014, janeiro e fevereiro de 2015, passando até mesmo por mais de uma semana acampada em frente ao Palácio do Buriti para forçar uma negociação. Quem não negociou e quem está devendo o pagamento dos salários é o GDF.
Informamos que, além de ser uma das categorias com os menores salários dentre as que compõe as carreiras públicas de Estado do Distrito Federal, os(as) trabalhadores(as) da Educação só têm esse salário para viver e sustentar suas famílias.
Esclarecemos ainda que a função do jornalismo é veicular notícia com qualidade e a missão é informar verdades. O código de ética dos jornalistas define que a atividade deve ser executada por um jornalista, o qual deve relatar os fatos com rigor e exatidão e interpretá-los com honestidade. Os fatos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.