Tuitaço nesta terça (23) pressiona pela aprovação do novo Fundeb

Nesta terça-feira (23), a partir das 10h,  acontecerá tuitaço em defesa de um novo Fudeb permanente e com mais recursos da União.

O objetivo é intensificar a mobilização virtual, por meio da produção de vídeos e fotos com a hashtag #23JVotaFundeb para incentivar parlamentares a colocarem em votação, de forma urgente, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2015 que trata da renovação do Fundeb. Marque perfis de deputados/as, compartilhe tuites da CNTE e do Sinpro. Use a hashtag #23JVotaFundeb e ajude a defender a educação pública brasileira.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) tem vigência assegurada até 31 de dezembro deste ano e, após essa data, o regime de cooperação ficará extinto, podendo comprometer gravemente o financiamento da educação em todo país.

O Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da Educação Básica. Atualmente, ele é responsável por 50% de tudo o que se investe por aluno a cada ano em pelo menos 4.810 municípios brasileiros.  

Um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) apontou que sem o Fundeb, 94% dos alunos da educação básica serão prejudicados. Isso significa que mais de 20 milhões de alunos ficariam fora da escola em 2021, caso o governo não renove o fundo. Por isso, é essencial sua renovação para garantir o financiamento da educação pública de milhares de municípios no ano que vem.

Renovar o Fundeb de forma permanente e com mais recursos da União é uma forma de valorizar os/as trabalhadores/as em educação, incluir aqueles que ainda estão fora da escola, diminuir as desigualdades regionais e melhorar a qualidade da educação. 

Saiba mais sobre a mobilização

A CNTE promove a campanha em defesa do novo Fundeb desde outubro de 2019 por meio de debates com a categoria, explicando a importância da renovação deste fundo, de diálogo com parlamentares, tuitaços e mobilizações nas redes sociais, dentre outras estratégias. Veja a seguir alguns materiais informativos já publicados ao longo da campanha:

– Vídeo explica o que é o Fundeb e a importância de renová-lo de forma permanente e com mais recursos da União

– Carta aberta em defesa do novo Fundeb permanente

>>  Baixe os materiais da campanha #23JVotaFundeb

Skip to content