Trabalhadores de Formosa protestam contra descaso da prefeitura

Mobilizados pelos funcionários públicos municipais, a população de Formosa (Goiás) realizou ato nesta quinta-feira (6), semana de comemoração de fundação da cidade, contra o abandono do serviço público por parte da prefeitura, cobrando das autoridades responsabilidade e transparência nos gastos. Uma nova manifestação dos trabalhadores está marcada para o dia 7 de setembro, após o desfile do Dia da Independência do Brasil na cidade.
WP_20150806_002Representantes da CUT engrossaram o protesto, reforçando o apoio da entidade à classe trabalhadora. Reunidos na Praça da Prefeitura, ao lado da Câmara Municipal de Formosa, os trabalhadores saíram em caminhada, dialogando com a população para informar os moradores e convidá-los a participarem do movimento. Na própria Câmara, após a passeata, finalizaram o ato com a cobrança de uma audiência no órgão para prestação de contas e esclarecimento dos gastos públicos.
Os servidores do Município não têm seus salários corrigidos há um ano, dos dois anos e meio de gestão do atual prefeito, Itamar Barreto. A situação é crítica especialmente no caso dos professores, cujos salários, atualmente, não atingem o piso nacional estipulado em lei, de R$ 1.917,78.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Sintraf-Ride), Clever Bomfim, diz que a situação dos servidores é grave: “Estão deixando de receber quinquênios, anuênios e até piso salarial; a prefeitura não quer dar aumento. A saúde daqui é uma calamidade e os recursos nós sabemos que chegam, mas não estão sendo bem administrados”, disse.
O presidente Sindicato dos Mototaxistas (Sindimoto), Richarly Cardoso, ressalta que “desde o início de sua gestão, o prefeito tem aleijado o servidor público municipal, insistindo em não cumprir direitos previstos em lei ”.
Os trabalhadores também apontam a falta de investimento da Prefeitura nos setores da saúde e da educação. As escolas e hospitais, segundo eles, encontram-se sucateadas, com sérios problemas de e estrutura e falta de material. Além disso, Itamar Barreto evidenciou a pretensão de aumentar a cobrança de impostos ao enviar carta aos vereadores pedindo a aprovação de projeto de lei para aumento do IPTU.
Segundo o presidente do Sinprefor, Alex Nunes, o sindicato que representa os servidores municipais de Formosa, além mobilizar os trabalhadores, tem tomado medidas legais contra o descaso da prefeitura. “Já demos entrada em ações na Justiça e no Ministério Público e, agora, aguardamos respostas. Queremos que os órgãos fiscalizadores façam a Prefeitura cumprir todas leis que deixou de cumprir”, ressaltou.
A CUT Brasília e os sindicatos que representam os funcionários públicos de Formosa convocam toda a população da cidade para lutarem pelos direitos trabalhistas e por um município melhor, dia 7 de setembro, após o desfile.