Todo apoio aos metroviários e às metroviárias do DF

A Central Única dos Trabalhadores de Brasília vem a público manifestar total apoio ao movimento paredista dos metroviários e das metroviárias do Distrito Federal e repudiar o descumprimento do Acordo Coletivo da categoria pela direção do Metrô/DF.
Em greve desde o dia 9 de novembro, os trabalhadores e trabalhadoras têm se mobilizado contra os constantes calotes do governador Rodrigo Rollemberg, que atingem, inclusive, outras categorias. No caso dos metroviários, já são três anos sem qualquer reposição das perdas salariais. Além disso, reafirmando seu descaso com a valorização do serviço prestado pela categoria, Rollemberg ignora os esforços das centenas de funcionários aprovados no concurso de 2013 e prioriza os cargos comissionados e os contratos precarizados.
Nota-se nitidamente a negligência do GDF com o transporte coletivo e os serviços públicos prestados à população. É válido ressaltar que o metrô se consolidou como um dos principais meios de condução, integrando a vida cotidiana dos brasilienses. Dessa forma, se faz valer qualquer tipo de manifestação que vise à melhoria da execução do serviço na mesma medida que se valorize os metroviários e metroviárias.
Como Central comprometida com a luta da classe trabalhadora, compreendemos que desvalorizar o servidor público é precarizar a assistência ao povo. Por isso, reafirmamos nosso apoio à greve legítima e necessária dos metroviários e metroviárias do DF.
Somos Fortes, Somos CUT!