[TO] Professores deliberam pela suspensão da greve em Dianópolis

O presidente do Sintet Regional de Dianópolis, Jota Pereira informou que a greve em Dianópolis foi suspensa por deliberação da categoria em assembleia, após Prefeitura negociar o pagamento das progressões dos professores.

O presidente do SIntet e o prefeito, Gleibson Moreira estiveram reunidos na última quinta-feira, (29), para tratar da greve da educação deflagrada pela categoria desde o dia 26. Após intenso dialogo, sindicato e prefeito fecharam questão quanto a demanda dos educadores referente às progressões.

Na oportunidade, o Prefeito validou e ratificou a proposta anteriormente apresentada pelo sindicato, mas que depois veio a suspender alegando não poder concretiza-la. A Prefeitura publicou decreto na sexta-feira (30), concedendo o pagamento das Progressões. O pagamento será realizado em três etapas, sendo um grupo será contemplado de imediato, um segundo grupo em fevereiro e o terceiro em junho de 2020.

Para Jota Pereira, o prefeito Gleibson Moreira parece ter se sensibilizado com os anseios da categoria que foi às ruas reivindicar o que é devido. “A negociação poderia ter avançado bem antes, mas muitas pedras foram encontradas no caminho, no entanto, o acordo firmado é fruto da luta dos trabalhadores que acreditaram e defenderam seus direitos, concluiu Pereira.

Com a suspensão da greve, os professores retornaram as atividades normais nesta segunda-feira, 2 de setembro.

A greve teve início na última segunda, dia 26 de agosto.

(Sintet/TO, 02/09/2019)