Terceira palestra da Semana Pedagógica do Sinpro debate Currículo em Movimento

O Currículo em Movimento foi o tema da terceira palestra da Semana Pedagógica do Sinpro 2023. Para isso, a diretoria colegiada da entidade convidou a professora e educadora Edileuza Fernandes, responsável por conduzir este programa que rege a educação pública do Distrito Federal, para mostrar à categoria a importância dessa ação no fazer pedagógico na escola. O tema ocorreu no Auditório Paulo Freire e foi transmitido pelas redes digitais do sindicado entre 9h às 11h desta quarta-feira (8).

Professores(as) e orientadores(as) educacionais foram prestigiados com um resumo histórico do programa e reflexões sobre o presente e o futuro da educação. A iniciativa da entidade de realizar a Semana Pedagógica do Sinpro 2023 tem sido muito elogiada pela categoria. Aliás, foi bem lembrado pela professora Edileuza o fato de que a existência de uma Semana Pedagógica na Secretaria de Estado da Educação (SEE-DF) é resultado da luta do Sinpro por melhores condições de trabalho e uma educação de qualidade.

“Quero enaltecer a iniciativa do Sinpro-DF de organizar esta Semana Pedagógica do Sinpro 2023, mas, muito mais e além disso, enaltecer as lutas construídas ao longo de muitos anos para que garantíssemos, na rede pública de ensino do Distrito Federal, que as escolas e os profissionais da educação tenham uma semana para pensar o seu trabalho, avaliar o Projeto Pedagógico da escola, fazer uma autoavaliação e autorreflexão sobre que escola nós temos e que escola nós queremos e pensar, coletivamente, como colocar esse currículo em ação”, afirma a professora Edileuza.

Ela destaca que “por meio de um planejamento curricular integrado, sabemos que a rede pública do ensino do Distrito Federal é formada por profissionais muito comprometidos e que muitos já realizam esse trabalho, mas temos de entender esta semana inicial como o momento pedagógico, mas, principalmente, um momento político e o Projeto Político-Pedagógico tem esse sentido de ser político por expressar esse compromisso que nós, educação pública, que somos da educação pública, temos com a formação humana integral dos sujeitos e com a garantia das aprendizagens”.

A educadora ressalta também que é importante pensar que esse planejamento começa no início do ano, mas não acaba. “Ele continua nas coordenações pedagógicas, que são espaço-tempo também conquistados pela luta dos profissionais da educação do DF, ao longo do ano e onde podemos continuar acompanhando e avaliando o Projeto Político-Pedagógico”.

Referência na educação do Distrito Federal, a professora Edileuza Fernandes tem um extenso currículo no campo da educação. Doutora em Educação, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UnB, ela é a idealizadora do Currículo em Movimento e do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), duas ferramentas da educação que garantem, há décadas, ações pedagógicas que revolucionam, todos os dias, a educação pública de qualidade da capital do País.

Além de aplicar uma enquete, ela sorteou três obras para quem participou presencialmente. Entusiasta do Currículo em Movimento, Cláudio Antunes, coordenador da Secretaria de Política Educacional, salienta que o programa é uma das joias que a educação pública do Distrito Federal possui. “Construído com a participação dos professores e orientadores, dirigido pela professora Edileuza Fernandes, mesmo muitos anos depois da sua construção, ele continua moderno, atual e discute uma educação pública na direção que a categoria de fato aponta o que é uma educação de qualidade a ser apresentada para a população do Distrito Federal. A manhã desta quarta-feira (7) foi um momento especial de recuperação desse histórico, da necessidade da utilização do Currículo em Movimento nas práticas e na organização escolar no ano de 2023”.

Na Mesa de debate, além de Edileuza Fernandes, estavam presentes os diretores do Sinpro ligados à Secretaria de Política Educacional, Cláudio Antunes e Carlos Maciel. O sindicato orienta as escolas a programar o uso dos vídeos das palestras realizadas nesta Semana Pedagógica do Sinpro 2023 nas coordenações pedagógicas e em ocasiões de formação. Todos os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube do Sinpro.

A seguir, acesse a palestra da professora Edileuza Fernandes sobre Currículo em Movimento e, em seguida, confira também a palestra de Leila Maria, educadora popular e professora da SEE-DF, pesquisadora sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

 

08/02 – 9h

Semana Pedagógica – Currículo em Movimento – Edileuza Fernandes

https://www.youtube.com/live/uo0-PD9I0og

 

07/02 – 19h

Semana Pedagógica – Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Leila Maria

https://www.youtube.com/live/G0jNnQJpFHY

 

 

Confira todos os links das palestras a seguir:

 

07/02 – 9h

Semana Pedagógica – O futuro do novo Ensino Médio

https://www.youtube.com/watch?v=BCIYBZS2DHE

 

07/02 – 19h

Semana Pedagógica – Educação de Jovens e Adultos (EJA)

https://www.youtube.com/live/G0jNnQJpFHY

 

08/02 – 9h

Semana Pedagógica – Currículo em Movimento

https://www.youtube.com/live/uo0-PD9I0og

 

09/02 – 14h

Semana Pedagógica – Contrato Temporário

https://www.youtube.com/live/uSzcBmQiUJY

 

PLAYLIST

https://www.youtube.com/watch?v=bCuB_U-kCE4&list=PL_EUaQjoaAvuU5aLDbCXoAjjnrGk3

MATÉRIA EM LIBRAS