Educadores(as) suspendem greve com vitórias importantes

Em assembleia geral representativa do nosso belo movimento de greve, professores(as) e orientadores(as) educacionais decidiram pela suspensão da greve. A decisão aconteceu nesta quinta-feira (25), depois de um amplo processo de debate sobre as propostas e compromissos firmados pelo GDF em mesa de negociação, que foi aberta graças à nossa mobilização. A assembleia definiu por acatar a proposta, suspender a greve e manter o estado de mobilização. Com a suspensão do movimento paredista, professores(as) e orientadores(as) educacionais retornam às escolas nesta sexta-feira, 26.

Após afirmar que não negociaria com a Educação em greve, o governo se viu pressionado pela categoria a negociar sim. Em reunião de negociação dia 17 de maio, o GDF apresentou propostas que dialogam com demandas concretas, como a incorporação da Gaped e da Gase; a nomeação de todos(as) os(as) aprovados(as) do último concurso público (incluindo cadastro reserva); direito a atestado de acompanhamento e participação na semana pedagógica para temporários(as); entre outras.

>>> Leia mais: CATEGORIA PRESSIONA GDF A APRIMORAR PROPOSTA APRESENTADA

A comissão de negociação informou à assembleia sobre a reunião com o governo acontecida nesta quarta-feira, 24 de maio, quando o governo antecipou o cronograma de incorporação da Gaped e da Gase e se comprometeu a negociar o calendário escolar sem corte de ponto dos servidores e servidoras grevistas. Esses foram dois itens muito importantes levados à mesa pelos representantes do Comando de Greve.

As propostas e os compromissos foram colocados em documento assinado pelos secretários da Casa Civil (Gustavo Rocha); do Planejamento, Orçamento e Administração (Ney Ferraz) e da Educação (Hélvia Paranaguá). O documento garante a continuidade da mesa de negociação. Veja a íntegra abaixo:

 

 

Haverá nova reunião com o governo na segunda-feira às 16h para negociação da reposição dos dias parados. Às 19h desta quinta-feira (24), haverá uma live nas redes sociais do Sinpro (youtube, instagram, facebook) para detalhar a proposta do GDF aprovada na assembleia. Os(as) educadores(as) poderão fazer perguntas pelo número (61) 99991-0687, pelo qual também será possível o envio de contracheque (que não será publicizado) para simulação de cálculos.

>>> CLIQUE AQUI E CONFIRA AS NOVAS TABELAS SALARIAIS

 

Vitória!

O desfecho da greve é uma vitória da categoria, que vinha, desde 2022, levantando a bandeira pela reestruturação da carreira. Entre os itens que compõem essa pauta, alguns foram contemplados neste processo de negociação com o governo – inclusive a incorporação da Gase e da Gaped -, em consequência da greve de 21 dias que se encerrou nesta quinta.

A incorporação das gratificações representa uma conquista histórica! Há 31 anos esse tema faz parte das nossas reivindicações. A incorporação contribui para a valorização do vencimento básico (os reajustes, o 13º e demais benefícios passarão a incidir sobre ela), mudando o caminho da remuneração também para profissionais em contrato temporário e para aposentados(as), o que corrige distorções. Vitória muito importante desta greve!

As conquistas foram possíveis também com o apoio da Câmara Legislativa, que foi muito importante na mediação das tratativas com o governo. Os parlamentares contribuíram para fortalecer o debate de reestruturação da carreira, em defesa da educação, e alguns deles entraram em obstrução da pauta nesta terça (23) para forçar o governo a apresentar avanços.

O apoio da população foi fundamental! Ela expressou sua solidariedade nas comunidades escolares e também nas ações de rua realizadas pelo Comando de Greve.

E, é claro, mais uma vez, o que fez a diferença foi a unidade da categoria! Fizemos um movimento lindo, com muito vigor, conquistamos juntos apoios importantes e mostramos mais uma vez a força da nossa categoria! Essas vitórias são nossas! Parabéns professores(as) e orientadores(as) educacionais!

Seguimos unidos(as) e mobilizados(as) para garantir a efetivação dessas conquistas e seguir adiante rumo a novas vitórias! A luta continua!

 

MATÉRIA EM LIBRAS