Campanha ganha adesão massiva dos (as) professores (as) no país


A campanha nacional SOS Educação Pública foi um sucesso na rede pública de ensino do Distrito Federal. Professores e professoras aderiram em massa e o preto tomou conta das escolas. A campanha foi promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
“A participação intensa é uma demonstração de que a categoria está atenta a todos os ataques e ameaças que a classe trabalhadora vem sofrendo, em especial a educação e que, certamente, isso ocorre em virtude do que vem acontecendo em todas as unidades da Federação  e nos estados em que os (as) trabalhadores da educação estão em greve. Essa mobilização nos outros estados serve de alerta para a  nossa categoria no DF que está atenta e não permitirá nenhum retrocesso”, afirma Rosilene Corrêa, diretoria do Sinpro-DF e integrante do Conselho Nacional de Entidades da CNTE.
Na avaliação de Berenice D’Arc Jacinto, diretora do Sinpro-DF, a ideia de realizar essa campanha foi apropriada, uma vez que “nessa onda de precarização e retirada de direitos a CNTE achou importante realizar esse dia de luta, até mesmo um dia antes da Paralisação Nacional, para demonstrar à sociedade como a educação pública vai se colocar em relação à retirada de direitos dos trabalhadores e também pela manutenção e pela não precarização da educação pública”, afirma.
A campanha do dia 28 de maio, que precede a paralisação nacional nesta sexta-feira (29), foi um protesto em que professores e professoras se vestiram de preto e colocaram a cor preta em faixas nas escolas, como cartazes, para demonstrar que a Educação é contra a retirada de direitos, a precarização da educação. E coincidiu de ser na véspera do Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores contra a Retirada de Direitos , como as Medidas Provisórias 664 e 665 e o PLC 30/2015 (o chamado PL 4330 – que terceiriza as atividades fins do serviço público).
“A posição da CNTE é a de realizar um dia nacional de mobilização para demonstrar a sua posição em relação às retiradas de direitos e preparar o Dia 29 de maio, um dia de luta no Brasil”, disse Berenice. Ela informou ainda que o professorado da rede pública de ensino de todo o país aderiu à campanha SOS Educação Pública.
“A CNTE recebeu muitas fotos de professoras e professores e de estudantes de todo o país. Em Pernambuco os (as) estudantes também usaram preto em razão do nosso protesto”, informa Berenice. Marta Vanelli, secretária geral da CNTE, confirma o sucesso do protesto. “A mobilização de hoje cumpriu muito bem o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre os problemas da educação pública. De norte a sul do país houve manifestações nas escolas e em praças públicas”, finaliza.
[nggallery id=326]