Sinpro se reúne com o SEE para discutir tentativa de mudanças na rotina do CED 308 do Recanto

A diretoria do Sinpro se reuniu nessa terça-feira (19) com o secretário de Educação do DF Rafael de Carvalho para discutir as tentativas de mudanças impostas pela Polícia Militar na rotina de trabalho do Centro Educacional 308 do Recanto das Emas. Na última semana a PM impôs, de forma unilateral, uma série de modificações no CED, entre elas obrigando que todos(as) que estão em coordenação façam a substituição em regência aos(às) professores(as) ausentes. Além disso, os militares impuseram o fim de datas comemorativas como as festas juninas, sob o pretexto de não produção pedagógica do estudante; a modificação no horário das aulas; mudanças nos turnos matutino e vespertino com a inclusão do horário de almoço e formatura diária; o não funcionamento da escola aos sábados, tirando também os dias móveis; e o fim do intervalo de 15 minutos, com a promessa de que o período seria pago todo fim do dia, sob a ciência de que não é valido como regência.

Diante de toda essa arbitrariedade o Sinpro cobrou do secretário uma posição da Secretaria de Educação sobre a rotina da escola, uma vez que antes da implantação do que o governo chama de gestão compartilhada, foi anunciado pelo próprio governador que não haveria nenhuma ingerência na rotina pedagógica da escola. Em resposta às cobranças do sindicato o secretário afirmou que não haverá qualquer tipo de alteração da rotina e do calendário escolar do CED 308.

Com relação às notícias que andam circulando sobre algumas escolas estarem promovendo debates com a comunidade sobre a militarização na rede pública, o secretário informou que não há nenhum movimento da Secretaria de Educação para esse tipo de reunião. Rafael de Carvalho ainda afirmou que providências nesse sentido só serão retomadas após a avaliação semestral da implantação da gestão compartilhada, projeto este que, na verdade, é intervenção militar nas escolas.

As escolas e a própria categoria devem ficar atentas para qualquer tipo de atuação que comprometa o que já está estabelecido com o próprio Calendário Escolar. Em caso de descumprimento, o sindicato deverá ser procurado.

Durante a reunião o Sinpro ainda cobrou agilidade nas convocações de professores(as) e orientadores(as) educacionais; o repasse do PDAF; providências para a atualização do valor das gratificações dos gestores; a criação do projeto de lei que criará a gratificação de coordenador pedagógico e ainda solicitou uma nova reunião com a SEE, com a participação da secretaria de Fazenda, para darmos prosseguimento nas discussões da Meta 17 do PDE, do plano de saúde e de um calendário de pagamento da pecúnia, dentre outros pontos.