Sinpro reúne concursados e ressalta importância de união em prol das nomeações

Os(as) professores(as) aprovados(as) nos últimos concursos públicos compareceram em peso à primeira reunião dos(as) concursados(as) do magistério público da Secretaria de Educação do Distrito Federal realizada durante a noite desta segunda-feira (02), na sede do Sinpro. Durante a reunião a diretoria colegiada ressaltou a importância da união de todos e todas na luta pela nomeação destes(as) profissionais.

O Sinpro tem reivindicando a nomeação imediata dos profissionais aprovados nos últimos concursos públicos. Apesar de todos os esforços feitos pelo sindicato e pelos próprios concursados, o governo Rollemberg (PSB) tem utilizado a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a falta de verba como desculpas para não contratar estes profissionais. Estas convocações são importantes para a carreira magistério, porque além de fortalecer a luta por uma educação pública de qualidade, preenche o quadro com professores(as) concursados(as).
Segundo a diretora do Sinpro Rosilene Corrêa, a rede pública de ensino apresenta uma necessidade de aproximadamente três mil nomeações. Mesmo diante disto, o GDF não nomeia os aprovados nos concursos de 2013, 2014 e 2016. “Passamos por um período onde o país caminhava bem, o serviço público era valorizado e com políticas que priorizavam o fortalecimento do Estado Brasileiro. Hoje, vivemos uma realidade bem diferente, com o congelamento de investimentos na Educação por 20 anos e pelo enfraquecimento do Estado. Nomear é investir na educação e mesmo diante desta verdade, o governo Rollemberg não reajusta os salários e não nomeia os professores e orientadores educacionais concursados. Diante disto, precisamos da comunidade escolar do nosso lado para que, juntos, possamos reivindicar estas nomeações”, afirma a diretora.
Uma das metas do Sinpro é realizar atividades conjuntas com os concursados para que a nomeação destes profissionais entre na previsão do GDF já no início de 2018. “O Sinpro tem um protagonismo histórico nesta luta pelas nomeações. Precisamos manter a unidade e a mobilização para que, juntos, possamos conquistar mais esta vitória”, ressalta o coordenador da Secretaria de Imprensa do Sinpro, Cláudio Antunes.
O sindicato orienta ainda que os aprovados acompanhem as pautas da categoria, que sempre envolvem a contratação de professores. No site do Sinpro é possível realizar cadastro de e-mail e para participar da Lista de Transmissão de WhatsApp dos concursados do magistério público da Secretaria de Educação do Distrito Federal, os mesmo devem mandar uma mensagem para o número 99323-8131 informando o nome, a disciplina, e a condição de “concursado/2017”.
Uma das primeiras ações será realizada durante a Semana do Servidor Público, em outubro. Trabalhando como tema de luta a nomeação de professores e orientadores, a temática será levada a todas as escolas públicas e cabe aos atuais concursados, que inclusive atuam como contrato temporário, ajudar na mobilização nas escolas.
Ressaltamos que a luta pelas nomeações será realizada em conjunto com a categoria e, para organizá-la, a participação de cada um é fundamental.