Sinpro realiza Semana Paulo Freire. Participe!

Em consonância à Semana Freireana de lutas pela vida e pela educação pública, que será realizada pela CNTE de 14 a 19 de setembro, o Sinpro realiza, a partir desta segunda-feira (14), a Semana Paulo Freire. Trazendo como tema de abertura Paulo Freire – 99 anos ensinando a ler o mundo para poder transformá-lo, o evento tem como objetivo lembrar o legado deixado por este grande educador brasileiro, renomado e reconhecido internacionalmente, que infelizmente tem sido atacado neste momento de conservadorismo e retrocessos. A semana reafirma nossa admiração ao patrono da educação brasileira.

A Semana será aberta às 19h com as participações da deputada federal Luiza Erundina; da professora e educadora popular da equipe da Diretoria do Centro de Educação Paulo Freire Ceilândia, Maria Madalena Tôrres; e da professora aposentada da Universidade de Brasília (UnB), membro do GTPA-Fórum EJA/DF e do FNPE, Maria Luiza Pereira. A mediação ficará a cargo do professor e diretor do Sinpro Jairo Mendonça.

Segundo a diretora do Sinpro Berenice Darc, a ideia é que no mês das atividades pedagógicas o Sinpro abra uma semana especial em comemoração aos 99 anos de Paulo Freire, mostrando a experiência dele enquanto professor, mas, também, como gestor público, quando aplicou seus conhecimentos na Secretaria de Educação de São Paulo. “Infelizmente Paulo Freire tem sido atacado, mesmo colocando a educação do Brasil em outro patamar. Lembra-lo nos seus 99 anos é lembrar esta perspectiva de educação transformadora, da educação que possa dar as condições a jovens e adultos a pensarem um outro mundo para além do mundo da escuridão da falta do letramento. Paulo Freire foi um grande educador e pensou muito na educação no aspecto do amor. Nossa ideia é trazer de volta um pensador que transformou as nossas convicções em um momento tão difícil como este de pandemia, transformando o nosso conceito de educação como um espaço de não somente de ler e aprender, mas ler e aprender para transformar a sociedade”, aponta a diretora.

O evento terá prosseguimento na quarta (16) e sexta-feira (18) e será transmitido pelo Facebook e YouTube do Sinpro, ou Canal 12 da Net. Não deixe de participar!