Sinpro realiza primeira reunião do ano com o Coletivo dos Aposentados

Após 2 anos de pandemia da covid-19, o Sinpro realizou a primeira reunião presencial do coletivo de aposentados(as). No encontro, realizado na EAPE, no dia 9 de março, os(as) foi apresentada a realização de uma pesquisa direcionada aos(às) aposentados(as). Com o título “Aposentadoria Ativa”, a pesquisa é uma iniciativa do sindicato em parceria com o Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB) para investigar indicadores relativos à saúde física,, financeira, social e mental de servidores(as) aposentados(as) sindicalizados(as).

 

A reunião foi também a primeira deste ano e, na ocasião, foram apresentadas(os) as(os) diretoras(es) da Secretaria para Assuntos dos Aposentados, eleitas para o triênio 2022/2025. “É importante a gente retomar esses encontros e interagirmos com o segmento dos aposentados e das aposentadas para fazermos o planejamento da nossa secretaria juntamente com todos e todas. Essa reunião foi uma experiência boa de planejamento participativo dentro do que é possível ser feito coletivamente. A Secretaria para Assuntos dos Aposentados tem toda essa sensibilidade para esse olhar coletivo, participativo e democrático na nossa entidade”, ressalta Elineide Rodrigues.

 

Após discutirem os retrocessos que esse segmento da categoria sofreu com os ataques dos governos Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) aos direitos dos(as) aposentados(as), o que resultou em adoecimento e grandes perdas financeiras, os(as) participantes também puderam atualizar seus cadastros no sindicato e se inscreverem nos cursos e oficinas diversas oferecidos pela entidade aos(às) sindicalizados(as).