Sinpro realiza encontro com orientadores educacionais dia 16 de dezembro. Inscrições encerradas

Os(as) pedagogos-orientadores(as) educacionais sindicalizados(as) têm um importante compromisso no dia 16 de dezembro, às 9h, na Chácara do Sinpro. A data será um momento de comemorarmos o nosso dia e faz parte do calendário da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), sendo uma conquista do Sinpro e da categoria.

 

Inscrições encerradas.

 

É preciso avançar

No dia 26 de janeiro de 2022 o Diário Oficial do DF publicou a Portaria nº 55, ampliando o número de orientadores(as) na rede. A alteração destinava um(a) orientador(a) para cada 680 estudantes (a portaria anterior estipulava um para cada 800 estudantes), mas nossa luta é para um profissional para cada 300 alunos(as).

O Sinpro vem denunciando a situação destes(as) educadores(as) há anos. No fim de 2021, por exemplo, um(a) único(a)  pedagogo(a)-orientador(a) educacional era responsável pelo atendimento de 800 estudantes. A modulação, prevista na Portaria nº 14, de janeiro de 2021, escancarou o cenário devastador para esse segmento, que não ofertava concurso público desde 2014.

O diretor do Sinpro Luciano Matos afirma que a demanda crescente por orientadores(as) não acompanha o aumento do número de estudantes da rede pública de ensino. “O último concurso para orientador educacional ocorreu em 2014, no governo Agnelo Queiroz (PT), após uma década de governos neoliberais que pressionaram pela implantação do Estado mínimo, privatização de direitos fundamentais e pela falta de realização de concurso. O que temos visto a cada dia é o adoecimento desses profissionais e a impossibilidade de avançar na qualidade do trabalho da orientação educacional”, denuncia.

O diretor do Sinpro Chicão também aponta a importância de que a gratificação de ensino especial seja ampliada, também, para os(as) orientadores(as) educacionais que trabalham com alunos(as) especiais e não fazem jus a esta gratificação, lembrando que esta é uma reivindicação histórica da nossa pauta de reivindicações. Por isto o diretor reforça a importância que cada orientador(a) educacional compareça à plenária do dia 03 de dezembro, às 8h30, na sede do Sinpro, que começará a debater a reestruturação da nossa carreira e os avanços necessários na pauta financeira e nas condições de trabalho.

 

Faltam profissionais na rede

Segundo dados da SEEDF, desde 2016 apenas 723 orientadores(as) educacionais foram nomeados(as), sendo a última convocação realizada em 2019. O concurso público de 2022, em andamento, foi suspenso, mas há um número de vagas insuficientes para o pleito (20 vagas imediatas e 80 cadastro reserva), números que não atendem nossa reivindicação, que é de 300 estudantes para um(a) orientador(a). Para isto, a nossa luta é pela aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que aguarda pela decisão do Governo do Distrito Federal.

A aprovação da LDO traz uma série de melhorias para a educação, exemplo da construção, ampliação e reforma das unidades escolares para fazer frente ao aumento da demanda por vagas em escolas públicas e à necessidade de adequação do espaço escolar aos novos tempos; aumento do número de cargos previstos para nomeação de orientador(a) educacional (1.000), em número suficiente para atender à demanda existente; e a previsão de reestruturação da Carreira Magistério Público do DF (autorização no Anexo IV da LDO) para permitir a recomposição da inflação e melhorias salariais efetivas para toda a categoria.

Diante disto, Chicão afirma que a presença de todos e todas é de fundamental importância para novos avanços. “Colocar um orientador para atender 600 estudantes é algo que impacta diretamente na qualidade de vida e na saúde desses profissionais. Nossa luta é que tenhamos 300 alunos para cada orientador, o que melhora a qualidade da educação de forma direta”, enfatiza.

Para participar do encontro dos(as) orientadores(as) no dia 16 de dezembro, faça já a sua inscrição clicando neste link.

MATÉRIA EM LIBRAS

MATÉRIA EM LIBRAS