Sinpro publica série de vídeos no mês dos aposentados

No dia 24 de janeiro comemora-se o Dia Nacional dos Aposentados. Para marcar a data, durante todo este mês, o Sinpro-DF publicará vídeos-depoimento sobre trabalhadores(as) aposentados(as) e sua essencialidade na luta do conjunto da classe trabalhadora. As publicações começam nesta quarta-feira (12/10).

“Valorizar o professor e a professora e o orientador e a orientadora educacional aposentado e aposentada é reconhecer nossa história e construir um futuro melhor sim”, afirma a coordenadora de Assunto dos Aposentados do Sinpro-DF, Silvia Canabrava.

Embora o 24 de janeiro seja visto como “dia de homenagem” para muita gente, para o Sinpro-DF, o Dia Nacional dos Aposentados é dia de luta. “Sempre lembramos que inativo é quem não luta. Nós somos aposentados! Estamos permanentemente nas atividades que são o motor gerador de conquista dos direitos não só para a categoria do magistério público, mas para toda a classe trabalhadora”, lembra Silvia Canabrava.

Ela ainda avalia que a luta permanente é imprescindível para a garantia dos direitos dos(as) trabalhadores(as) aposentados(a), mas que a manutenção e a ampliação desses mesmos direitos depende também da atuação de governos democráticos e progressistas.

“A valorização de trabalhadores e trabalhadoras aposentadas depende da promoção de políticas públicas nos âmbitos nacional, estadual e municipal. Depende também do respeito à Constituição Federal e aos direitos humanos. Depende ainda do respeito à vida e às pessoas. E tudo isso não dialoga com os governos estadual e federal que temos hoje. Para assegurar e ampliar nossos direitos, precisamos eleger quem está com a gente”, avalia Silvia Canabrava.

Um dos ataques do governo e distrital ao conjunto dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados foi o aumento da alíquota previdenciária, imposta com a reforma da Previdência. Com o projeto do governo Bolsonaro, prontamente aderido pelo governador Ibaneis Rocha, esses professores(as) e orientadores(as) tiveram desconto de até R$ 800 por mês na remuneração.

Além disso, toda precarização dos direitos trabalhistas e dos serviços públicos gerados com a política do atual governo federal também reflete na vida dos(as) trabalhadores(as) aposentados(as), sejam da iniciativa pública ou privada. Entre esses problemas estão o congelamento do benefício da aposentadoria e o desmantelamento de órgãos públicos como o INSS.