Sinpro premia os vencedores do VIII Concurso de Redação e Desenho

Os(as) vencedores(as) do VIII Concurso de Redação e Desenho do Sinpro foram premiados(as) durante a tarde desta segunda-feira (04), no Auditório Paulo Freire. Este ano o sindicato trouxe como tema “O mundo tem lugar para todos”, onde os estudantes puderam despertar o debate sobre o respeito, o combate à intolerância e sobre a importância de aceitar as diferenças.
Como é de costume, a emoção tomou conta dos professores(as), orientadores(as) educacionais, estudantes e convidados(as) presentes. Foi o caso do estudante do Centro de Ensino Médio 01 do Núcleo Bandeirante, João Vitor Lopes Lima Farias, que conquistou o primeiro lugar na categoria redação. “Este concurso dá voz às comunidades que realmente precisam. As minorias são marginalizadas e o Sinpro nos deu voz, e isto é muito importante para abordar o tema e, principalmente, encontrar soluções para tantos problemas de preconceito e intolerância”.
Brenda Miliane Silva de Jesus, do Centro Educacional 5 de Taguatinga, revelou que o concurso do Sinpro é muito importante porque desde os primórdios da humanidade a sociedade vive uma realidade de extrema discriminação. “Projetos como este são importantes porque debate temas de relevância e nos mostrar o que fazer para melhorar esta realidade, respeitando uns aos outros”.
Para o coordenador da Secretaria de Imprensa do Sinpro, Cláudio Antunes, o concurso foi um sucesso porque promoveu o debate proposto junto aos estudantes. “Esta é uma forma da categoria aproximar-se da comunidade escolar, que hoje mesmo já foi convidada a participar do Concurso de 2018, cujas inscrições estarão abertas a partir do primeiro dia de aula”, salientou. O tema do próximo Concurso será Água: sede de viver, sede de sobreviver e as inscrições estarão abertas no site do sindicato a partir do dia 15 de fevereiro para os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal.
A diretoria colegiada do sindicato agradece a todos que participaram da Comissão Avaliadora das redações e desenho. O Concurso de Redação faz parte da Campanha contra a Violência nas Escolas, desenvolvido pelo Sindicato desde 2008 e tem como objetivo levar os alunos da rede pública do Distrito Federal a refletir sobre as causas, consequências e soluções para a violência no ambiente escolar, problema que afeta a sociedade como um todo e também para a democratização da mídia. “A proposta do Concurso de Redação do Sinpro sempre foi o de pautar temas relevantes para o debate em sala de aula. Ficamos felizes em ver tantos estudantes compartilhando deste propósito, sugerindo maneiras de termos um mundo mais justo e igual”, finalizou a diretora do Sinpro Rosilene Corrêa.
Caderno_VIII Concurso de Redação
 
Clique aqui e confira a lista de vencedores do VIII Concurso de Redação e Desenho do Sinpro.