Sinpro orienta ações estratégicas a gestores para avanço da Campanha Salarial

Os(as) gestores(as) das escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal são fundamentais para impulsionar a Campanha Salarial 19,8%, rumo à Meta 17 – Pela reestruturação da carreira já!. Esse foi o consenso da reunião virtual realizada pelo Sinpro nessa segunda-feira (17), com a participação com participação expressiva dos(as) responsáveis por gerir as escolas públicas do DF.

Durante o encontro, a diretoria do Sinpro apresentou a agenda de lutas e orientou algumas ações estratégicas que podem ser realizadas pelos(as) gestores(as) para ampliar a mobilização da categoria. Entre elas, o incentivo à participação dos professores(as) e orientadores(as) educacionais nas assembleias regionais, que começam no próximo dia 25.

A ideia é que os(as) gestores(as) orientem a realização das coordenações pedagógicas às terças e quintas-feiras, dias em que serão realizadas as assembleias regionais.

 

Reestruturação da carreira já!

Na reunião com gestores, a diretoria do Sinpro ressaltou que a reestruturação da carreira tem sido um dos grandes mecanismos utilizados para melhorar a tabela salarial da categoria.

O plano de carreira de 2007, por exemplo, gerou alteração de tabela salarial que resultou em reajuste médio de 50%. No plano de carreira seguinte, em 2013, essa alteração trouxe reajuste de 25% aos ganhos da categoria.

 

Orçamento e audiências

Presentes na reunião do Sinpro com gestores(as) das escolas públicas, os deputados distritais Gabriel Magno e Chico Vigilante, ambos do PT, ressaltaram a importância da unidade e da mobilização da categoria na disputa política por mais recursos para a educação, uma pauta da campanha salarial da categoria. Eles lembraram que o DF tem aumentado a arrecadação, mas não prioriza a educação da distribuição da verba.

Os parlamentares realizarão audiências públicas na CLDF com temas que dialogam com a Campanha Salarial 19,8% rumo à Meta 17 – Pela reestruturação da carreira já!

No próximo dia 20 de fevereiro, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara Legislativa, presidida pelo deputado Gabriel Magno, realizará reunião da Comissão Geral que abordará, entre outros temas, a necessidade de nomeações para o magistério público. A participação na atividade integra o Calendário de Lutas – Ação Conjunta entre Sinpro e Comissão de Aprovados, e está agendada para 15h, na CLDF.

Já no dia 26 de fevereiro, às 19h, será realizada audiência pública sobre a isonomia da gratificação recebida pelos(as) diretores(as) e vice-diretores(as) das escolas públicas do DF. A atividade, é de iniciativa do deputado Vigilante.

 

Demandas

Gestores(as) utilizaram o espaço do encontro para apresentar demandas importantes para a educação. Entre elas, algumas antigas, como a falta de repasse do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), essencial para a manutenção da infraestrutura física. Além disso, os gestores lidam com salas superlotadas, falta de monitores e outras demandas urgentes. Todos esses pontos estão inseridos na Campanha Salarial 19,8%, rumo à Meta 17 – Pela reestruturação da carreira já!.

 

Assembleia geral

A categoria do magistério público se reunirá em assembleia geral dia 27 de março. O encontro será no estacionamento da Funarte, às 9h. A pauta é a Campanha Salarial 19,8%, rumo à Meta 17 – Pela reestruturação da carreira já!.

Antes, serão realizadas assembleias regionais. Os encontros começam dia 25 de fevereiro.

Clique aqui e confira o calendário de lutas.

 

Edição: Vanessa Galassi

MATÉRIAS EM LIBRAS