Sinpro inicia nova turma Avançada de Formação Sindical

Em reunião realizada nessa terça-feira (18), a diretoria colegiada do Sinpro-DF, por meio da Secretaria de Formação Sindical, abriu a 10ª Turma Avançada de Formação Sindical.

Trata-se de um curso que tem como objetivo qualificar professores (as) e orientadores (as) educacionais sindicalizados (as), a fim de potencializar a organização da categoria nos locais de trabalho e no sindicato.

Para a coordenadora da Secretaria de Formação Sindical do Sinpro, Luciana Custódio, os cursos de formação são essenciais para o empoderamento dos educadores e educadoras do Distrito Federal. Para ela, a partir dos ensinamentos adquiridos é possível resgatar o sentimento de pertencimento classista.

“Com os cursos de formação os professores e orientadores ficam aptos a ocuparem a função de delegado sindical e podem atuar diretamente no fortalecimento e organização da base. Inclusive, é uma a oportunidade para lutarem contra o processo de desmonte da educação e construir, coletivamente, uma frente de resistência unificada”, ressaltou a diretora.

Os cursos de formação política e sindical do Sinpro-DF são estabelecidos em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e com a Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT – ECO/CUT Apolônio de Carvalho. Inúmeras turmas já foram concluídas e isso tem fortalecido cada vez mais a luta diária por uma educação pública de qualidade.

São resgatados durante o curso assuntos como,  os princípios, a concepção e a estrutura da CUT, a Organização por Local de Trabalho (OLT), raça e etnia, emancipação da mulher e diversos outros temas que abrangem não apenas a luta da categoria, mas a organização social de modo geral.

A etapa avançada do curso de Formação do Sinpro possui cinco módulos, totalizando 300 horas de aula e a expectativa é que a 10ª turma seja concluída em meados de agosto.

[nggallery id=876]