Sinpro abre inscrições para a 11ª Turma Avançada de Formação Sindical

O Sinpro-DF, por meio da Secretaria de Formação Sindical, realiza a 11ª Turma Avançada de Formação Sindical. Poderão participar os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais sindicalizados(as) que já fizeram o curso básico em algum momento. Ao todo serão disponibilizados cinco módulos, com carga horária total de 180h, e as aulas realizadas na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), localizado na BR-040, KM 9,5 – Posto Ipê – Luziânia – GO, de agosto a novembro de 2024. Interessados(as) em participar podem entrar em contato pelos telefones 99685-4997 (Vanilce), 99819-7310 (Hamilton) ou 99908-0162 (Levi).

Para organizar a 11ª Turma Avançada o Sinpro realiza uma reunião nesta quinta-feira (13), às 19h, na sede do sindicato (SIG). As inscrições poderão ser feitas durante a reunião.

O curso traz como objetivos qualificar a categoria magistério público a fim de potencializar a organização dos(as) educadores(as) nos locais de trabalho e no sindicato, emponderá-los(as) e ampliar os conhecimentos do curso básico, falando sobre a consciência de classe. “A partir dos ensinamentos adquiridos é possível resgatar o sentimento de pertencimento classista. Com o curso os professores e orientadores educacionais ficam mais qualificados a ocuparem a função de delegado sindical e podem atuar diretamente no fortalecimento e na organização da base, sendo, também, uma a oportunidade para lutarem contra o processo de desmonte da educação e construir, coletivamente, uma frente de resistência unificada”, ressalta a coordenadora da Secretaria de Formação Sindical do Sinpro, Vanilce Diniz.

Durante a atividade são resgatados curso assuntos como, os princípios, a concepção e a estrutura da CUT, a Organização por Local de Trabalho (OLT), raça e etnia, emancipação da mulher e diversos outros temas que abrangem não apenas a luta da categoria, mas a organização social de modo geral.

Os cursos de formação política e sindical do Sinpro-DF são estabelecidos em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e com a Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT – ECO/CUT Apolônio de Carvalho. Inúmeras turmas já foram concluídas e isso tem fortalecido cada vez mais a luta diária por uma educação pública de qualidade.