Sinpro informa a categoria sobre tentativa de golpe telefônico

O Sinpro, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, volta a informar a categoria sobre a tentativa de golpes praticados contra os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais da rede pública de ensino do Distrito Federal. A exemplo de outras ocasiões, o sindicato recebeu novas denúncias de que professores(as) em atividade e aposentados(as) sindicalizados(as) estão recebendo ligações telefônicas de golpistas se passando por diretores, ex-diretores e funcionários da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Trabalhistas e Socioeconômicos do sindicato para extorquir dinheiro das vítimas.

A luta para combater essa farsa é uma preocupação antiga da diretoria do sindicato, que já denunciou tudo à Polícia Civil do Distrito Federal. O órgão está investigando e tomando as devidas providências para que os criminosos sejam presos.

De acordo com as vítimas, o contato ocorre por meio de ligações telefônicas e cartas. A quadrilha se faz passar pelo sindicato, usando até mesmo o número do telefone do Sinpro, e oferece atendimento jurídico para “auxiliar” no trâmite de processos judiciais.

Os golpistas abordam os(as) professores(as) sobre os mais diversos assuntos, em um caso recente registrado disseram a uma professora que ela tinha R$ 20 mil para receber, mas que, para liberar o recurso, teria de enviar R$ 5 mil para uma determinada conta, no Ceará. Depois disso foi que ela percebeu que era um golpe.

A professora diz que o número é o do Sinpro-DF e aparece no Google. O Sinpro já noticiou o Google e providências estão sendo tomadas.

 

Sinpro-DF orienta

O Sinpro-DF está atento ao surgimento de novas denúncias e ressalta a importância dos(as) sindicalizados(as) desconfiarem de ligações e cartas com cobranças sobre qualquer assunto, principalmente os econômicos e esclarece que a entidade, EM NENHUM MOMENTO, cobra qualquer tipo de valor monetário para administrar as causas jurídicas dos(as) professores(as). Antes de passar qualquer dado pessoal, verifique se, de fato, está falando com um funcionário do sindicato. Ligue para o Sinpro-DF no 3343-4200/4201.

Outra maneira de se precaver contra falsos advogados é pedir o número de registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Com essa informação em mãos, é possível consultar a situação do profissional no Cadastro Nacional de Advogados (CNA). “As pessoas estão se identificando como Dr. Dimas e usando nomes de ex-diretores do Sinpro. É golpe. O sindicato não pede depósito de custas processuais, transferência bancária ou qualquer tipo de pagamento”, afirma o coordenador da Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sinpro, Dimas Rocha.

Confira abaixo alguns dos números utilizados pelos criminosos para tentar aplicar golpe contra a categoria: