Sinpro identifica irregularidades e disponibiliza formulário para denúncia sobre bloqueio de carências

Após receber relatos acerca de ocorrências de problemas durante o bloqueio de carência, o Sinpro-DF criou e pôs à disposição da categoria um formulário para coletar informações e ajudar a todos e todas na elaboração de um documento a ser apresentado à Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (DF). Clique no link, no final desta nota, para acessar o formulário.

 

Este ano, o processo de bloqueio de carência está sendo realizado pela plataforma Google Meet e desde que começou a funcionar tem chegado, ao sindicato, relatos de possíveis problemas. O Sinpro já está apurando e um dos instrumentos para isso é o formulário.

 

Os relatos dão conta de exigências descabidas, como, por exemplo, de formação que não consta em edital, ausência de comprovante de recebimento emitido pela SEE-DF da documentação dos(as) professores(as) e possíveis problemas também com algumas Coordenações Regionais de Ensino (CRE) que, segundo informações da categoria, não têm disponibilizado vagas e forçado professores(as) a pegarem qualquer uma.

 

“A Secretaria, mais uma vez, atropela processos determinantes para o nosso trabalho nas escolas. Desrespeita as classificações dos aprovados, não apresenta todas as vagas disponíveis, envia professores para vagas inexistentes e se recusa a ouvir quem nos representa: o Sinpro. Seguimos na luta, chamamos os colegas a denunciar no canal do sindicato e é urgente a nossa presença massiva na Assembleia do dia 22”, convida Carolina Moniz, diretora do Sinpro-DF.

 

Importante explicar que “carências” são as vagas carentes de professor(a) na escola da rede pública do Distrito Federal que, todo ano, são reocupadas por professores(as) efetivos(as) e do contrato temporário.

 

O “bloqueio de carência”, por sua vez, é a convocação dos(as) professores(as) do contrato temporário, seguindo a ordem de classificação para cada componente curricular para bloquear a vaga em alguma carência.

 

O preenchimento correto do formulário servirá para que a comissão de negociação se municie de informações sobre o que está acontecendo no bloqueio de carências e cobre providência da SEE-DF.


FORMULÁRIO: https://forms.gle/a6DAtL1D8ToeL6sn9

MATÉRIA EM LIBRAS