Sinpro homenageia o Sindicato dos Bancários do Distrito Federal pelos seus 61 anos

O Sindicato dos Bancários comemora 61 anos. Em nota divulgada em seu site, a entidade afirma que “o mês de novembro marca um momento importante na história da categoria bancária da capital federal”. O Sinpro parabeniza a categoria e o Sindicato dos Bancários por mais de seis décadas de luta e resistência e por ser exemplo da luta da classe trabalhadora no Distrito Federal.

Registrada em livro e, agora, em filme, a trajetória do Sindicato dos Bancários faz parte e se confunde com a história recente da capital do País e com a do próprio Brasil. “Essa trajetória do sindicato se confunde com a história da capital do país. Há muita semelhança, muitos processos, cuja contribuição se dá com a organização dos bancários”, afirmou Kleytton Morais, presidente da entidade. Essa luta inspirou o filme “Palco de Luta”, dirigido pelo premiado cineasta brasiliense Iberê Carvalho. https://youtu.be/Lq2FrZb6LPQ

Disponibilizado pelo Sindicato dos Bancários no seu canal do YouTube desde o dia 23 de novembro, o filme celebra esses 61 anos de luta como período de luta legítima representante dos bancários do DF e propõe uma reflexão sobre o futuro do trabalho a partir do mergulho na história de um dos mais atuantes sindicatos do Brasil. Carvalho faz uma viagem de volta ao passado com depoimentos de grandes personagens da história do sindicato.

O filme estreou no Festival de Cinema do Rio e ficou em cartaz no Cine Cultura do Liberty Mall. A obra cinematográfica “reforça a importância da luta coletiva e revela as inúmeras contribuições dos bancários e bancárias para as pautas da classe trabalhadora local e nacional”, registra a matéria no site dos Bancários. Confira o link no final deste texto.

Em 1961, um ano depois da inauguração da nova capital do Brasil, o Sindicato dos Bancários iniciou a organização da categoria no Distrito Federal. Na época, segundo informações do seu site, “teve seu requerimento atendido pelo então ministro do Trabalho, André Franco Montoro, conferindo à associação profissional o título de Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Brasília”.

Essa denominação, segundo a entidade, viabilizou uma maior organização dos trabalhadores. “A partir da mudança, confirmada pela carta sindical emitida em 22 de novembro de 1961, bancários e bancárias ampliaram sua atuação por direitos da categoria no âmbito nacional, avançando também para as discussões políticas no Brasil pré-ditadura militar”, informa.

A história da entidade também está disponível no livro “Sindicato dos Bancários de Brasília, uma história”, publicado em 2015. Na obra, os autores contam que o cenário à época era de muita dificuldade de organização e logística por falta de uma sede própria e pela estrutura de uma cidade recém-inaugurada. A Assembleia da categoria que aprovou a transformação da associação em sindicato, por exemplo, foi realizada na Escola Parque, na W3 Sul, em 28 de abril.

A diretoria colegiada homenageia o sindicato e ressalta a importância da luta dessa categoria na capital do País. A luta dos(as) bancários(as), assim como a dos(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais forma um longo e profundo capítulo da história recente da cidade e do País. O Sinpro deseja à entidade e aos(às) bancários(as) toda a força na luta e vida longa para uma entidade tão representativa para a população brasiliense.

 

SERVIÇO

Filme: “Palco de luta”
Diretor: Iberê Carvalho
Link:  https://youtu.be/Lq2FrZb6LPQ

MATÉRIA EM LIBRAS