Sinpro garante redução de 50% na carga horária de professora com filhos autistas

Uma professora da rede pública de ensino do Distrito Federal obteve redução de 50% em sua carga horária, sem impacto em sua remuneração, com objetivo de acompanhar as terapias dos dois filhos com Transtorno de Espectro Autista. A conquista foi obtida após o Sinpro, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, iniciar uma ação judicial demonstrando a importância do acompanhamento da mãe nas terapias e o prejuízo que as crianças teriam caso não tivessem tempo para realizá-la.

A educadora tentou resolver a questão de forma administrativa, tendo em vista que existe uma previsão para acompanhamento de filho com deficiência, mas a Subsaúde concedeu apenas 30% da redução solicitada, período insuficiente. No processo foi ressaltado que a redução em casos de acompanhamento materno nas terapias de filhos é um direito garantido constitucionalmente.

Essa decisão representa uma vitória significativa não apenas para a professora, mas também para todas as mães que enfrentam desafios semelhantes. É um avanço importante no reconhecimento e garantia dos direitos das mães atípicas.

 

Jurídico do Sinpro
Se você estiver em situação parecida ou precise das orientações dos(as) nossos(as) advogados(as), procure o Jurídico do Sinpro pelos telefones: 3343-4200 (SIG), 99964-9263 | 99963-3982 | 99970-7588 (Taguatinga) ou 3031-4400 – WhatsApp (escritório Resende Mori e Hutchison Advocacia).

MATÉRIA EM LIBRAS