Sinpro fecha mais um ciclo de formação sindical etapa avançada
Cerca de 60 professores(as) e orientadores(as) educacionais finalizaram a etapa avançada do curso de formação sindical, nos dias 9 e 10 de novembro. Eles fizeram parte da 11ª Turma de Formação Sindical, e cursaram cinco módulos, de agosto a novembro, com carga total de 180 horas.
“O Sinpro adota o processo contínuo de formação da categoria do magistério público. Nessa 11ª Turma de formação avançada, vários participantes, a partir dos estudos, se interessaram em se tornar delegados sindicais. O resultado final é o fortalecimento da nossa luta”, afirma a diretora do Sinpro Vanilce Diniz.
O curso de formação sindical tem como objetivos qualificar a categoria magistério público a fim de potencializar a organização dos(as) educadores(as) nos locais de trabalho e no sindicato, emponderá-los(as) e ampliar os conhecimentos do curso básico, falando sobre a consciência de classe.
“A partir dos ensinamentos adquiridos é possível resgatar o sentimento de pertencimento à classe trabalhadora. Isso é essencial para fazer luta contra o processo de desmonte da educação e construir, coletivamente, uma frente de resistência unificada”, ressalta o diretor do Sinpro Levi Porto.
Durante o curso de formação sindical, ainda foram resgatados os princípios, a concepção e a estrutura da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Organização por Local de Trabalho (OLT), raça e etnia, emancipação da mulher e diversos outros temas que abrangem não apenas a luta da categoria, mas a organização social de modo geral.
“A luta da categoria do magistério é a luta de toda a classe trabalhadora, assim como a luta de cada uma das diversas categorias de trabalhadores deve ser nossa. Nós, definitivamente, devemos entender que somos uma classe só: a classe trabalhadora”, observa o também diretor do Sinpro Hamilton Caiana.
Os cursos de formação política e sindical do Sinpro-DF são estabelecidos em parceria com a CUT e com a Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT – ECO/CUT Apolônio de Carvalho.