Sinpro estimula escolas a fortalecerem busca ativa por matricula na EJA

Está em curso a segunda etapa da campanha de busca ativa por potenciais estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizada pela Subsecretaria de Educação Básica, em parceria com a Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação Educação. Para fortalecer a iniciativa, o Sinpro-DF orienta que todas as escolas públicas realizem estratégias que incentivem jovens, adultos e idosos que não concluíram o ensino fundamental ou médio a retomar os estudos.

“Acabar com o analfabetismo no DF para viabilizar a participação crítica de todas, todos e todes no debate público é uma das pautas históricas do Sinpro-DF. Por isso, é importante o engajamento das escolas nessa busca ativa por matrícula na EJA, seja as que ofertam a modalidade ou não”, afirma o diretor do Sinpro-DF Cláudio Antunes.

A segunda etapa da campanha de busca ativa por potenciais estudantes da EJA teve início no último dia 6 e segue até dia 10 de fevereiro. A iniciativa engloba afixação de cartazes e panfletagem em espaços públicos de grande fluxo de pessoas, como hospitais públicos, Restaurantes Comunitários, terminais rodoviários e estações do metrô. As ações da Subsecretaria de Educação Básica serão realizadas em 16 cidades do DF, como Ceilândia, Planaltina, Gama e Plano Piloto.

Cláudio Antunes lembra que é importante o empenho de todas as unidades escolares na obtenção de informações sobre a iniciativa de busca ativa de matrícula na EJA, além do lançamento de iniciativas de campanhas próprias junto à comunidade, com o esclarecimento de pontos importantes sobre a matrícula e o incentivo jovens, adultos e idosos na retomada dos estudos. “É essencial lembrar que a matrícula na EJA pode ser realizada a qualquer tempo”, reforça o dirigente sindical.

Segundo o site da Secretaria de Educação, há 93 unidades escolares no DF, em 14 regionais de ensino, onde jovens, adultos e idosos podem retomar os estudos de forma presencial ou a distância.

De acordo com o Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF), quase 82 mil pessoas do DF são analfabetas: 51,6% são maiores de 60 anos e 70% de pessoas pretas ou pardas. A maioria morador de Ceilândia, cidade com maior incidência de pessoas em vulnerabilidade social.

Dados da pasta mostram que no primeiro semestre letivo de 2022, foram realizadas 32.608 matrículas na EJA: 22% menos que em 2019, quando foram registradas 42.017 matrículas no mesmo período.

“É claro que essa evasão é também resultado da pandemia, devido ao isolamento social e à crise econômica. Entretanto, o governo de Ibaneis Rocha desempenhou uma série de iniciativas que resultaram nessa queda pela busca da EJA. Turmas foram fechadas, exigência de quantidade mínima de estudantes em algumas turmas, falta de atualização do Estatuto da EJA, multiseriação e estratégia de matrícula são algumas delas”, lembra o diretor do Sinpro Cláudio Antunes.

A gestão pedagógica e administrativa da EJA, entre outras questões, estão previstas nas metas 8, 9, 10 e 11 do PDE (Plano Distrital de Educação). Entretanto, essas metas também não foram cumpridas pelo GDF.

Informações sobre matrículas podem ser obtidas na Diretoria de Educação de Jovens e Adultos, pelo telefone 3901-3284.

MATÉRIA EM LIBRAS