Sinpro engrossa ato por soberania, direitos e emprego nesta quarta (30)

Trabalhadoras/es, estudantes, desempregadas/os, integrantes de movimentos populares e a sociedade em geral ocuparão as ruas de Brasília em um grande ato nacional em defesa da soberania, de direitos e de emprego. A mobilização acontece nesta quarta-feira (30), com concentração às 10h, no Teatro Nacional.

O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro/DF) apoia esta mobilização e conclama todas/os professoras/es e orientadoras/es educacionais que estiverem em coordenação a se somarem neste importante ato contra os retrocessos.

Durante a atividade está prevista uma marcha que vai passar por vários ministérios, entre eles o de Minas e Energia, o da Educação e o da Economia. A mobilização deve terminar em frente ao Congresso Nacional, que tem a responsabilidade pela aprovação de todos os retrocessos que o governo encaminhou para análise e votação.

A Central de Movimentos Populares (CMP), Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo já confirmaram participação na atividade. Também já foram confirmadas as participações de caravanas de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Bahia e outros estados.

Em plenária realizada pela CUT Brasília no último dia 22, o presidente da CUT Nacional, Sérgio Nobre, disse que o ato do dia 30, o primeiro convocado após o 13º Congresso Nacional da CUT, deve ser um marco do repúdio da classe trabalhadora e da sociedade à privatização das estatais. Segundo ele, embora as dificuldades presentes e crescentes, “não podemos deixar de fazer a resistência”.  Nobre avalia que a estratégia dos sindicatos que organizam a classe trabalhadora não pode ficar restrita aos locais de trabalho, mas deve também “chegar às feiras, praças, ruas”. “A greve dos trabalhadores é muito importante para impedir a privatização das estatais, mas temos que fazer a sociedade entender que essas empresas são instrumento de defesa do povo”, disse.

Com informações CUT Brasília