Sinpro e FDE convidam a todos para a 2ª Conape Distrital Melquisedek Garcia

Defender e fortalecer o direito à educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade é uma das mais importantes tarefas de uma população governada por políticos neoliberais, conservadores, fundamentalistas e privatistas. É o caso do Brasil atual, governado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua equipe de empresários, que vêm atuando, fortemente, para sucatear a educação pública a fim de privatizá-la e, com isso, mercantilizar, ou seja, transformar em commodity (mercadoria), o direito fundamental e humano à educação.

 

A 2ª Conferência Distrital Popular de Educação Melquisedek Garcia (2ª CONAPE Distrital Melquisedek Garcia) ocorre justamente neste contexto de retrocessos econômicos, políticos, educacionais, ambientais, entre outros, que Brasil hoje. Além de outros debates, a conferência é realizada para discutir a melhor forma de resistir aos ataques dos privatistas e de assegurar esta conquista histórica prevista na Constituição Federal como um direito fundamental. É com esse pensamento que a diretoria colegiada do Sinpro-DF e o Fórum Distrital de Educação (FDE), organizadores do evento, convidam a todos(as/es) para se inscreverem e participarem da 2ª CONAPE Distrital Melquisedek Garcia.

 

As inscrições estarão abertas a partir do dia 24 de março e terminarão no dia 22 de abril. O Formulário de Inscrição, cujo link já está disponível no final deste texto, poderá ser preenchido pelo site ou, presencialmente, em formulários impressos, disponibilizados na sede e subsedes do sindicato. No dia 24/3, uma equipe do Fórum Distrital de Educação (FDE) estará com banca para inscrições na Assembleia Geral (AG) do Sinpro-DF. Em breve, o sindicato irá anunciar o local da Assembleia.

 

A 2ª CONAPE Distrital será realizada no dia 29 de abril de 2022 (sexta-feira), de forma presencial, na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE), situada na SGAS 907 (907 Sul). Os(as) participantes terão direito ao AFAST e receberão um certificado de participação. Durante o evento, além de discutirem o documento-base da II Conferência Nacional Popular de Educação (II CONAPE – Etapa Nacional), os(as) inscritos(as) vão escolher a delegação que irá representar o Distrito Federal na II CONAPE, a ser realizada nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2022, em Natal, Rio Grande do Norte.

 

Professor Melquisedek Garcia

 

A 2ª CONAPE Distrital Melquisedek Garcia é aberta à participação popular justamente para oferecer à sociedade um espaço democrático de discussão, resistência e de união com a categoria do magistério a fim de fortalecer a defesa do direito à educação pública, gratuita, democrática e de qualidade referenciada, conquistado e constitucionalizado a duras lutas e que atravessa um dos mais ferozes ataques de políticos empresários nacionais e estrangeiros.

A Etapa Distrital, que seria realizada em dezembro de 2021, foi prorrogada para abril de 2022 por causa de vários acontecimentos, dentre eles, destaque para a morte do professor da rede pública de ensino e diretor do Sinpro-DF, Melquisedek Garcia, em novembro de 2021, e as ondas reincidentes da pandemia de Covid-19. Inclusive, a diretoria colegiada e o FDE alertam aos(às/es) participantes que todos e todas, indistintamente, deverão usar máscara, álcool 70% e manter o distanciamento durante o evento.

Assim, a conferência no DF terá o nome do professor Melquisedek Aguiar como uma homenagem in memoriam. A II Conferência Nacional Popular de Educação (II CONAPE), por sua vez, será o principal evento da educação brasileira de 2022. A ser realizada de forma presencial e virtual, no mês de julho, em Natal. A II CONAPE é precedida das conferências estaduais e distrital.

 

O que é a Conape e por que é importante participar

 

A II Conferência Nacional Popular de Educação (II CONAPE) é o espaço legítimo de resistência e de luta por democracia, educação pública e popular, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade social, com gestão pública. Sua temática geral é: “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”. O seu lema é “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

 

Inscrições: de 24/3 (quinta-feira) a 22/4 (sexta-feira)

Para inscrever na 2ª CONAPE Distrital Melquisedek Garcia, basta preencher o Formulário de Inscrição a partir do dia 24. https://www.sinprodf.org.br/2a-conape-distrital/

Inscrições abertas a partir do dia 24/3/22 e encerramento no dia 22/4/22. O Formulário de Inscrição está acessível pelo link acima e poderá também ser preenchido, presencialmente, em formulários impressos disponíveis na sede e subsedes do Sinpro-DF. No dia 24/3, o Fórum Distrital de Educação (FDE) instalará uma banca para inscrições na Assembleia Geral (AG) do Sinpro-DF. Em breve, o sindicato irá anunciar o local da Assembleia.

 

Documento-base e Regimento

 

Clique nos títulos, a seguir, para acessar os arquivos:

 

Documento-referência da II CONAPE 2022

Regimento da 2ª CONAPE Distrital Melquisedek Garcia

 

Programação da 2ª CONAPE Distrital Melquisedek Garcia

 

Dia 29/4/22 (sexta-feira) manhã, tarde e noite.

 

8h – Abertura e apresentações culturais.

 

8h30 – Mesa de Abertura/Falas do Fórum Distrital de Educação (FDE), entidades e autoridades convidadas.

 

9h15 – A CONAPE e os desafios para os trabalhadores em educação no cenário atual (30 min)/Heleno Araújo.

 

9h45 – A conjuntura educacional/distrital (30 min).

 

10h15 – Leitura e aprovação do Regimento da 2ª CONAPE Distrital.

 

10h45 – Apresentação e debate sobre o documento-base (II CONAPE) com Luís Dourado.

 

12h – Intervalo para o almoço.

 

13h45 – Mesas dos Eixos (15 minutos para cada/total 1 hora e meia).

 

15h15 – Plenária dos Eixos.

 

16h – Plenária final: destaques dos Eixos/(expositores).

 

17h – Eleição dos(as/es) delegados(as/es).

 

17h40 – Momento cultural.

 

17h45 — Início do encerramento da 2ª CONAPE Distrital

19h30 –  Final