Sinpro disponibiliza enquete para escolha do Calendário Escolar 2024

A partir desta segunda-feira (25), professores(as) e orientadores(as) educacionais poderão participar da enquete do Sinpro-DF sobre a escolha do Calendário Escolar para o ano letivo de 2024. O acesso à enquete poderá ser feito até dia 15 de outubro. Será computado um voto por IP (Internet Protocol). Para participar, acesse o link https://www.sinprodf.org.br/enquete-calendario/. Nele você também terá acesso às propostas de Calendário Escolar.

O Sinpro apresenta três propostas de Calendário Escolar: A, B e C. A novidade para este ano letivo é que todas as propostas trazem a sugestão de uma Semana Pedagógica compacta, de três dias, ao invés de cinco dias, como de praxe. Com isso, o total de dias trabalhados seria de 203 e não de 205, como nos anos anteriores. Essa redução seria feita sem prejuízo ao processo de reflexão e planejamento das práticas pedagógicas mais adequadas a serem adotadas no ano letivo.

Na proposta de calendário “A”, a sugestão é de adesão a três dias letivos móveis no 1º semestre letivo (28 de março, um dia antes da Sexta-Feira Santa; 31 de maio, após o Corpus Christi; e 8 de julho, um dia antes do início do recesso escolar para estudantes, professores e orientadores educacionais).

A proposta de Calendário Escolar “B” também apresenta a sugestão de três dias letivos móveis. Entretanto, todos eles seriam no mês de julho (8, 9 e 10 de julho, antes do início do recesso escolar), o que possibilitaria a ampliação do recesso escolar para estudantes, professores (as) e orientadores(as) educacionais.

Já a proposta de Calendário Escolar “C” não apresenta a sugestão de dias letivos móveis.

Os dias letivos móveis são dias normais de trabalho. Entretanto, a unidade escolar poderá optar por tratá-los como recesso. Neste caso, os mesmos dias deverão ser repostos em sábados do mesmo semestre letivo.

A enquete é um mecanismo de escolha democrática do Calendário Escolar. As opções apontadas pelo Sinpro-DF consideraram aspectos administrativos legais, pedagógicos, políticos e as pautas de reivindicação dos(as) servidores(as) do magistério público.

O resultado da enquete será apresentada em reunião do Sinpro com o GDF, onde será fechado o Calendário Escolar 2024 oficial.

 

Publicado em: 25 de setembro às 17:58

MATÉRIA EM LIBRAS