SÁBADO, 14 | Sinpro-DF traz, mais uma vez, arte e cultura como forma de resistir

O Sinpro-DF, por meio da Secretaria de Cultura, realizará no dia 14 de agosto o 17º Arraial Sinpro Cultural. Nesta edição, o homenageado será o grande mestre Ariano Suassuna, professor, poeta, romancista, ensaísta, dramaturgo e advogado. Devido à pandemia da covid-19, a ação será no formato de live, transmitida pela página do Sinpro-DF no Facebook, pelo perfil no Instagram e pelo canal do Sindicato no Youtube.

Música, teatro e muita arte estão programados para o 17º Arraial Sinpro Cultural. Entre os artistas convidados estão a cantora Lucy Alves, o duo Myrlla Muniz & Ocelo Mendonça, os repentistas Chico de Assis e João Santana, a Quadrilha Rebuliço e o mamulengueiro, educador comunitário e ator Chico Simões. O evento também contará com apresentação de monólogos da obra O Auto da Compadecida, com Rose Costa, Tião Honório, Gilson Gezzar, Maria Bonita do Cerrado, Agnes Serrano, Fabiola Lima e Jésus Sousa, artistas da categoria do magistério público do DF.

“Cultura é Resistência! Em todos os cantos do país, a arte e a cultura estão presentes para expressar a dor, o luto e a nossa teimosia em continuar a luta com esperança, em dias melhores de um bem viver para todes. O Sinpro-DF, por meio da Secretaria de Cultura, vem implementando uma política de maior integração da categoria nas atividades culturais, por compreender que é preciso reafirmar e fortalecer nosso compromisso de pertencimento na luta organizada da classe trabalhadora, na educação, na cultura e na vida”, afirma a coordenadora da Secretaria de Assuntos Culturais Sinpro-DF, Eliceuda França. Para ela, o 17º Arraial Sinpro Cultural é um “movimento de esperançar”.

Em uma conjuntura marcada pela fome, miséria, desemprego e perda de milhares de pessoas, a diretora o Sinpro-DF Fátima de Almeida, que também integra a Secretaria de Assuntos Culturais do Sinpro-DF, afirma que a escolha de homenagear Ariano Suassuna não foi aleatória. “Amante do povo, defendia o socialismo como meio para garantir uma vida digna para todos e todas. Penso que a Secretaria de Cultura do Sinpro acerta mais uma vez, propondo algo leve em tempos tão pesados”, dialoga.

O 17º Arraial Sinpro Cultural é aberto a toda a comunidade escolar.

Leia aqui a biografia de Ariano Suassuna https://www.ebiografia.com/ariano_suassuna/

 
 

MATÉRIA EM LIBRAS